Alexandre Baraúna ressalta legado do South America da AJP para o jiu-jitsu gaúcho

0
Baraúna é coordenador de arbitragem da AJP - Foto: François Foto

Porto Alegre recebe neste fim de semana, dias 11 e 12 de outubro, uma das competições mais importantes do calendário mundial do jiu-jitsu: o South America da Abu Dhabi Jiu-Jitsu Pro (AJP). O evento acontece no Barra Shopping Sul e marca a primeira vez que a capital gaúcha sedia uma etapa dessa magnitude, reunindo atletas de elite de diversas regiões do Brasil e competidores internacionais.

Baraúna é coordenador de arbitragem da AJP – Foto: François Foto

A chegada da AJP ao Rio Grande do Sul é vista como um marco no processo de consolidação do estado como potência no esporte.

O respeitado faixa-preta 6º grau e coordenador de arbitragem da AJP, Alexandre Baraúna, destaca o impacto esportivo direto.

“A competição exerce um impacto altamente positivo no cenário do jiu-jitsu gaúcho, que já se destaca como uma potência nacional. Acredito que seja o início da consolidação dos eventos da AJP no calendário esportivo da cidade, reconhecida como berço de grandes nomes do jiu-jitsu e um celeiro de novos talentos”.

Um dos diferenciais do South America é a seriedade da organização. Baraúna reforça o papel da arbitragem como pilar de confiança para atletas e público:

“A arbitragem, sem dúvida, é uma das funções mais sensíveis da competição, exigindo profissionalismo e comprometimento. Nossa responsabilidade é solucionar todas as dúvidas, além de qualificar e capacitar o quadro de arbitragem para minimizar quaisquer problemas relacionados à arbitragem”.

O impacto do evento vai além dos tatames. Ao atrair atletas estrangeiros e brasileiros de diferentes estados, o torneio coloca Porto Alegre no centro das atenções do jiu-jitsu mundial.

“A participação de atletas internacionais e de diversas regiões do Brasil enriquece o evento, transformando a competição em um espetáculo notável. Adicionalmente, observa-se um impacto econômico positivo na cidade, beneficiando a rede hoteleira, restaurantes e o turismo em geral. Porto Alegre oferece essas vantagens aos seus visitantes”, ressaltou Baraúna.

Segundo Baraúna, a capital gaúcha reúne todas as condições para se firmar como sede de grandes eventos esportivos:

“A região apresenta condições geográficas favoráveis e infraestrutura adequada para um evento dessa magnitude, e a AJP, em colaboração com a prefeitura local, tem demonstrado excelência na execução desse projeto.”

Com apoio da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos, e do Grupo Austral, o South America da AJP promete deixar um legado duradouro, reforçando a imagem da cidade como polo do jiu-jitsu e do turismo esportivo.