Home Home Itaguaí-RJ leva sua maior delegação da história ao Sul-Americano de Jiu-Jitsu Inclusivo

Itaguaí-RJ leva sua maior delegação da história ao Sul-Americano de Jiu-Jitsu Inclusivo

0
Projeto de jiu-jitsu inclusivo em Itaguaí completou três anos em 2025

O projeto de jiu-jitsu inclusivo do programa Itaguaí Ação, Esporte e Inclusão vai marcar presença no Campeonato Sul-Americano Open da Sport Jiu Jitsu South American Federation, no próximo dia 21 de setembro. O evento será realizado no Cefan da Marinha, na Avenida Brasil, Penha, Zona Norte do Rio, a partir das 14h.

Projeto de jiu-jitsu inclusivo em Itaguaí completou três anos em 2025

Ao todo, 27 alunos do projeto mantido pela prefeitura, por meio da secretaria de Esportes, irão competir, o maior número de representantes já levado pelo projeto, criado em 2022. Um ônibus fornecido pela secretaria municipal de Transporte partirá do município levando atletas e familiares.

O campeonato se destaca pelo caráter inclusivo, reunindo atletas com síndrome de Down, autismo, síndrome do X frágil, entre outras condições. A expectativa é de um evento histórico, com 48 lutas programadas.

Além das disputas, o momento será especial para o professor do projeto em Itaguaí, André Seabra, que receberá a graduação de 6º grau na faixa preta de jiu-jitsu, reconhecimento de sua trajetória dedicada ao esporte e à inclusão social. Segundo ele, a expectativa dos alunos para esta competição é enorme.

“Tanto os alunos quanto os familiares estão animados, empolgados, treinando a todo vapor. Além do ônibus, têm famílias que vão levar alunos de carro, então vamos realmente estar engajados para este campeonato. A galera está cada vez mais mostrando uma evolução, tanto na parte cognitiva quanto motora, e esse tipo de evento é ideal para demonstrar esse desenvolvimento”, destacou.