
Natural de Angra dos Reis, Pedro Marinho é um dos nomes confirmados no aguardado GP No Gi absoluto do BJJ Stars 16, que acontece no dia 26 de julho, no Komplexo Tempo, em São Paulo. Representando a equipe Gracie Barra, uma das mais tradicionais do Jiu-Jitsu mundial, Pedro chega ao torneio com a ambição de conquistar o prêmio de R$ 100 mil e transformar a conquista em um investimento de longo prazo no Brasil.

Com um estilo agressivo e técnico, o atleta de 28 anos tem se destacado entre os principais atletas do circuito No Gi nos últimos anos. Entre seus feitos de maior destaque na faixa-preta estão o título duplo no Mundial No Gi da IBJJF em 2021 — vencendo tanto no peso quanto no absoluto — e a conquista do cinturão do Who’s #1 na categoria até 93kg, torneio no qual segue como o atual campeão. Agora, ele aposta no GP absoluto como uma nova oportunidade de mostrar sua força entre atletas de todos os tamanhos — algo que, segundo ele, já faz parte da sua trajetória.
“Pra mim, não faz muita diferença, sempre competi em absolutos, então já estou bem acostumado a me adaptar. A experiência de ter enfrentado alguns dos maiores nomes do esporte, muitas vezes sendo o menor no tatame, me dá confiança pra entrar nesse GP sabendo que tenho tudo o que preciso pra vencer qualquer um, independente de tamanho ou peso. A estratégia continua a mesma: andar pra frente e estar atento às oportunidades”, afirmou.
Além do aspecto esportivo, Pedro também enxerga o torneio como uma oportunidade de viabilizar um antigo sonho: abrir sua própria academia. Ele conta que o prêmio seria o impulso que falta para tirar o projeto do papel.
“Pretendo investir essa grana em alguns projetos que tenho em mente. Talvez uma academia no Brasil, esse também seria um projeto interessante que venho amadurecendo a ideia, e com essa premiação talvez seria o impulso que faltava. Quero manter esse dinheiro investido no Brasil”, revelou o atleta, reforçando seu desejo de contribuir com o crescimento do Jiu-Jitsu no país.
Para estar pronto para os desafios do GP, que exigem força, técnica e resistência ao longo de várias lutas no mesmo dia, Pedro tem intensificado os treinos e simulado cenários semelhantes aos que enfrentará no evento.
“A ideia é simular esses cenários nos treinos. Já venho numa boa sequência de competições, então agora é continuar afiando o machado e me mantendo pronto. Tenho algumas semanas para ajustar as estratégias, visualizar os possíveis cenários e estar preparado para nadar em águas profundas, se for preciso, e sair como campeão. O foco é viver uma luta de cada vez”, explicou.
Pedro também destaca a diferença de competir na própria categoria e no absoluto, onde pequenos erros podem ter consequências maiores. “No absoluto, cada erro pesa mais, literalmente. A tática é ser preciso, soltar na hora certa e não desperdiçar energia”, comentou, deixando claro que o foco será na eficiência e no timing.
Experiente em torneios de peso aberto, Pedro garante que a pressão não será um problema. Ao contrário, ele afirma estar motivado como nunca para provar seu valor entre os mais pesados e confirmar seu lugar entre os melhores do mundo.
“Já lutei muitos absolutos, então não vai ser nada muito diferente pra mim. Acho que a fome de me provar mais uma vez entre os pesados é algo que me acende uma chama diferente. Ganhar esse absoluto me coloca mais uma vez na posição que me vejo e afirma que sou um dos melhores do mundo não só na minha categoria, mas sim entre todos os pesos. Então o público pode esperar um cara andando pra frente e lutando como um campeão”, finalizou.
CARD COMPLETO:
BJJ Stars 16
Sexta-feira, 26 de julho de 2025
Komplexo Tempo – São Paulo (SP)
Abertura dos portões: 17h
Início do evento: 19h
Transmissão ao vivo: FloGrappling.com
Lutas casadas – Jiu-Jitsu com kimono:
Luta de abertura: Confere
Anna Rodrigues x Julia Alves
Mateo Ruiz x Pablo Oliveira
Meyram Maquine x Leonardo Souza
Luis Marques x Sérgio Rios
Helena Crevar x Thalyta Silva
GP Absoluto No Gi:
Roberto Cyborg
Pedro Marinho
Eli Braz
Fabrício Andrey
Devhonte Johnson
Josh Saunders
Javier Zaruski
Haisam Rida