A faixa-preta de jiu-jitsu e professora Tathi Passos acaba de lançar seu primeiro livro infantil: Tim e o Kimono Mágico, publicado pela Editora Frutificando. Com 16 páginas, a obra é uma fábula motivacional voltada para crianças e suas famílias, unindo conceitos da arte suave com valores como superação, resiliência e disciplina. Os exemplares já estão disponíveis para compra no site da editora, da Brazil Combat e nos estandes da marca.

Formada em Letras, Tathi utilizou sua bagagem acadêmica e a vivência no tatame para criar uma ferramenta educativa original.
“Para mim, estar levando o jiu-jitsu para fora do tatame é muito gratificante. A gente leva a arte suave para a nossa vida e poder transparecer isso para as crianças é fundamental”, afirma a autora.
Inspirado em seu próprio filho, Vallentin, o personagem principal da história é um menino determinado que sonha em ser campeão.
“Tim foi inspirado no meu filho Vallentin. É muito especial para mim porque fala um pouco do meu Tim, mas é um grande recado para todas as crianças e pais também. Fala de um menino que quer muito ser campeão, então ele treina bastante para isso acontecer. Mas acontecem algumas coisas no decorrer da história e ele precisa ser resiliente e ter a mente forte para chegar ao seu objetivo”, explica Tathi.
O lançamento oficial do livro está previsto para este mês, com mais informações a serem divulgadas nas redes sociais da Brazil Combat — marca que abraçou o projeto e foi uma das grandes apoiadoras da publicação.
“Estar ao lado de iniciativas como essa é um reflexo do que acreditamos: o jiu-jitsu é uma ferramenta poderosa de transformação, inclusive na educação. O livro da Tathi é um exemplo disso”, destaca Fabrício Brito, CEO da Brazil Combat.
No dia 15 de junho, Tathi estará na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, das 10h às 16h, no estande da Fábrica do Livro, onde irá apresentar a obra ao público e conversar com leitores.