O Rio de Janeiro se prepara para receber um dos maiores eventos do calendário internacional do jiu-jitsu. Nos dias 19 e 20 de julho, a Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, será palco do Abu Dhabi Grand Slam, etapa brasileira do circuito global promovido pela Abu Dhabi Jiu-Jitsu Pro (AJP). A entrada é franca e o evento começa às 10h, no horário de Brasília.

As expectativas estão nas alturas. Nas redes sociais, atletas e fãs demonstram ansiedade pelo início do torneio. “Só aguardando chegar o dia pra lutar”, publicou Johnny Pepito. “Está chegando a hora”, comentou Jeferson Silva. Já Grasielle Brandão foi direta: “Ansiosa para entrar em ação”.
A competição reúne lutadores das divisões amador, profissional e master, com disputas nas faixas infantil, coloridas e preta, tanto no masculino quanto no feminino. No total, serão distribuídos 153 mil dólares (pouco mais de 852 mil reais, na cotação desta segunda-feira) em premiação, contemplando os campeões das categorias faixa-preta masculino adulto e master, marrom e preta feminino e também a melhor equipe do torneio.
Reconhecido como a maior e mais globalizada competição de jiu-jitsu do planeta, o Grand Slam Abu Dhabi passa por seis cidades ao longo da temporada — Sydney, Londres, Miami, Tóquio, Rio de Janeiro e Abu Dhabi, que encerra o circuito com o prestigiado Abu Dhabi World Professional Jiu-Jitsu Championship.
Além da competição de alto nível, o evento pontua para o ranking mundial da AJP, que busca promover a excelência esportiva, inclusão, bem-estar e qualidade de vida por meio da arte suave. A etapa carioca conta com apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.