Rorion Gracie recebe homenagem no Senado por 100 anos da Família Gracie

0
Rorion Gracie

Depois do evento em celebração aos 100 anos de Jiu-Jitsu Gracie, que reuniu dezenas de membros da família no dia 25 de outubro no Rio de Janeiro, a família Gracie recebeu uma homenagem oficial no Senado Federal na última quinta. 

O criador do UFC e filho mais velho de Hélio Gracie, Rorion Gracie, foi o principal homenageado na cerimônia. A sessão foi aberta com um belo discurso do senador Chico Rodrigues (PSB), que ressaltou os impactos dos feitos de Rorion e sua família para o mundo. “Poucas expressões culturais brasileiras conseguiram, ao longo de um século, produzir impactos tão profundos, não só no Brasil, como no mundo todo”. 

Rorion Gracie

Também discursaram os discípulos de Hélio Gracie, o Grão Mestre João Alberto Barreto e o discípulo de Carlson Gracie Luís Roberto “Bebeo” Duarte (Secretário de Esportes do RJ) . Ambos ressaltando o impacto dos feitos dos mestres em suas vidas e na vida de tantos outros cidadãos brasileiros.

Ao final da cerimônia, Rorion discursou agradecendo ao pai e ao tio Hélio por tudo que proporcionaram ao mundo, convidando os senadores a praticarem o Jiu-Jitsu. “Ontem fiquei imaginando como seria se houvesse um tatame aqui na casa, onde os senadores pudessem colocar o quimono e treinar entre eles, porque no Jiu-Jitsu o seu oponente, por mais que queira te estrangular no treino, é seu melhor amigo. Tenho certeza que se os senhores tivessem esta oportunidade, o Brasil seria diferente”.  

Rorion finalizou seu discurso oferecendo um troféu aos patriarcas Carlos e Hélio, convidando suas filhas Riane e Rose, bisnetas de Hélio Gracie, e os bisnetos de Carlos, Renan e Roran, para receberem juntos o prêmio.