Rio de Janeiro será palco do Abu Dhabi Grand Slam e do ADXC no mesmo fim de semana

0
Grand Slam reúne craques do jiu-jitsu de diversos países - Foto: Marcell Fagundes/M8 Sports

O Rio de Janeiro se prepara para viver um momento histórico no universo das artes marciais. Entre os dias 18 e 20 de julho de 2025, a capital fluminense será o centro das atenções da comunidade global do grappling e do jiu-jítsu com a realização simultânea do Abu Dhabi Grand Slam e do ADXC (Abu Dhabi Extreme Championship) na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca. O encontro das duas potências do esporte promete movimentar atletas, turistas, projetos sociais e a economia local em um fim de semana de combates, integração e visibilidade internacional.

Grand Slam reúne craques do jiu-jitsu de diversos países – Foto: Marcell Fagundes/M8 Sports

“É uma grande honra para o Rio de Janeiro sediar, simultaneamente, o Abu Dhabi Grand Slam e o ADXC. Esses dois eventos de prestígio internacional não apenas colocam o nosso estado no centro do calendário mundial do jiu-jítsu e grappling, como também movimentam a economia, atraem turistas e promovem o esporte de alto rendimento. A união das duas competições comprovam a vocação do nosso estado para sediar grandes eventos esportivos”, afirmou o secretário estadual de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Rafael Picciani.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a AJP (Abu Dhabi Jiu-Jitsu Pro) e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio da Secretaria de Esporte e Lazer. Segundo Elias Eberhardt, organizador da AJP na América do Sul, esta será “uma edição histórica, com visibilidade global e impacto direto na economia local, especialmente no setor de turismo e lazer”.

O Grand Slam, uma das etapas mais esperadas do circuito internacional de Jiu-Jitsu, trará uma premiação recorde de R$ 1 milhão, atraindo os principais nomes da elite mundial. No mesmo fim de semana, o ADXC, principal evento de grappling do mundo, será realizado no sábado, dia 19, reunindo lutadores convidados em disputas de alto nível técnico e entretenimento.

Além do espetáculo esportivo, o evento aposta em ações sociais de grande alcance. Quatrocentas vagas para o Grand Slam serão destinadas a jovens atletas de projetos sociais apoiados pelo governo fluminense. A participação desses competidores será condicionada à doação de 1 kg de alimento não perecível, com toda a arrecadação revertida para famílias em situação de vulnerabilidade social.

A realização dos dois eventos no mesmo espaço e final de semana transforma o Rio em vitrine global do esporte, impulsionando o turismo esportivo e ratificando o papel do Brasil como referência no Jiu-Jitsu internacional.

As inscrições já estão abertas no site oficial www.ajpbrasil.com.br, e as competições contarão com transmissão nas plataformas oficiais e cobertura da imprensa nacional.