No VMB 10, que aconteceu no último final de semana, o cinturão da categoria peso-pesado ficou com Tadeu Patuá, a Arena Barra Maricá lotou até o último canto, e um pedido de casamento no palco principal pegou todo mundo de surpresa. Em quatro dias de programação, a capoeira tomou conta da cidade, atraiu atletas de diferentes regiões do país – e até da Espanha – e consolidou Maricá como nova capital da capoeira profissional.
Desde o primeiro dia, a cidade fluminense mostrou que havia entrado no clima. A rede hoteleira registrou grande procura e pousadas ficaram com a lotação praticamente esgotada. Já nos arredores da arena, era possível sentir a vibração de visitantes e moradores, que entoavam os cantos tradicionais, aprendiam sobre a ginga e transformavam a cidade numa grande roda.
“Foi diferente. Uma conexão sincera com a capoeira. Maricá abraçou o evento de uma forma emocionante. A cada edição a energia aumenta, mas essa foi especial”, resume Aritana Silva, diretor-técnico do VMB.
Disputa histórica e emoção no palco
No combate principal, Tadeu Patuá confirmou o favoritismo e venceu Rander Catraca, garantindo o cinturão da categoria peso-pesado. Segundo o regulamento definido previamente, bastava a vitória para conquistar o título – em caso de derrota, haveria revanche obrigatória, uma vez que Patuá vem dominando a categoria e Catraca fez sua primeira luta no card principal.
Outro momento marcante da noite foi protagonizado por Anderson Água Viva. Após derrotar Darlisson Carequinha, ele pediu o microfone ao apresentador Flávio Amaral e surpreendeu o público com um pedido de casamento à namorada Karine Kalanguinha, que também havia vencido sua luta, contra Thayná Katrina. A plateia foi à loucura com a cena, que teve beijos, lágrimas e muitos aplausos.
“É por momentos assim que o VMB é mais que um campeonato. É um encontro de vidas, de histórias e de sonhos”, destacou Simone Torres, diretora de operações.
Essa não foi a primeira vez que o amor entrou em cena no palco. Em janeiro, no VMB 4, o tetracampeão Erick Maia — tricampeão absoluto e atual campeão peso-médio — também fez um pedido de casamento público, ao lado da capoeirista Tássia Angelini.
Estrelas na plateia e VMB 11 confirmado
O VMB 10 também foi prestigiado por grandes nomes da capoeira. Elizeu Capoeira, que fará a luta principal do VMB 11 em novembro, voltou a marcar presença — agora como comentarista oficial. No VMB 9, foi protagonista da encarada mais falada do ano com Thiago Marreta, seu futuro adversário. E a expectativa já está criada: além desse duelo de MMA na roda, o próximo evento também terá o tira-teima entre Anderson Sem Coluna e Lucas Furacão.
“Ver tudo isso acontecendo é a confirmação de que a gente fez a escolha certa lá atrás. De que valeu sonhar grande. O VMB é coletivo, é potência e está só no começo”, comemora Saverio Scarpati, diretor-executivo da organização.
Esta edição marcou a estreia do “Espaço Acolher” – área exclusiva para atendimento nutricional e psicológico dos atletas. E novamente o VMB trouxe a seletiva musical, já carinhosamente chamada como “The Voice” da capoeira. Todo material será exibido na ComBrasil TV.
Capoeira na mídia como nunca antes
O VMB 10, aliás, foi transmitido ao vivo mais uma vez pela ComBrasil TV (disponível em todas as operadores) e pelo Youtube do VMB. Em agosto, foi celebrada parceria com o Canal Combate, do Grupo Globo. Conteúdos especiais começaram a ser exibidos nos canais Combate, SportV e Premiere, com chamadas, bastidores e melhores momentos das lutas, ampliando o alcance da capoeira para novos públicos e consolidando o VMB como espetáculo esportivo de massa.