
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro inaugura, nesta quinta-feira (6), as novas instalações da Academia de Lutas do Complexo de Charitas, em Niterói. A cerimônia contará com a presença do Subcomandante-geral da corporação, coronel BM Luciano Pacheco Sarmento, mestre de Jiu-Jitsu e do comandante da Área Metropolitana IX, coronel BM Cassio Capelli Pereira.

A iniciativa integra um movimento de aproximação entre as forças de segurança, as prefeituras e as comunidades locais, promovendo a integração social por meio do esporte. O novo centro será voltado à prática de modalidades como jiu-jitsu, judô e muay thai, atendendo bombeiros, seus familiares e jovens do entorno, especialmente da comunidade do Morro do Preventório e alunos do Colégio Estadual Maria Pereira das Neves.
O projeto tem apoio da Legião da Boa Vontade (LBV), em parceria com a Super Rádio Brasil, Boomboxe e Tintas Nacional. Desde 2009, essas instituições vêm contribuindo para a implementação e modernização de dojos e centros de treinamento em unidades das forças de segurança e em projetos sociais em comunidades, fortalecendo o papel do esporte como ferramenta de inclusão e cidadania.
Segundo o coronel BM Cassio Capelli Pereira, a proposta vai além da estrutura física: “A filosofia é baixar muros e construir pontes junto às comunidades. Estamos priorizando projetos sociais voltados não só para o bombeiro militar e sua família, mas também para a população do entorno. Através do esporte, da cultura e da saúde, queremos incluir jovens e fortalecer o vínculo entre o Corpo de Bombeiros e a sociedade, e o apoio da LBV é essencial para alcançarmos isso“





