Abu Dhabi Grand Slam tem início no Rio com arquibancadas cheias e jovens talentos em destaque

0
Secretário de Esporte do Rio, Rafael Picciani entrega medalha durante abertura do Abu Dhabi Grand Slam - Foto: Marcell Fagundes (M8 Sports)

Reconhecido como um dos principais eventos internacionais do jiu-jitsu, o Abu Dhabi Grand Slam desembarcou no Rio de Janeiro neste sábado, 19, para mais uma edição da etapa brasileira. Realizado na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, o torneio é promovido pelos Emirados Árabes Unidos em parceria com o Governo do Estado. A abertura contou com a presença de autoridades, como o Secretário Estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani, além de representantes do Sindilutas.

Secretário de Esporte do Rio, Rafael Picciani entrega medalha durante abertura do Abu Dhabi Grand Slam – Foto: Marcell Fagundes (M8 Sports)

O primeiro dia de competições foi dedicado às categorias infantis e amadores, que incluem os faixas brancas e azuis adultos e masters. As arquibancadas ficaram lotadas, especialmente durante os combates das crianças, que foram acompanhadas por familiares vibrando a cada finalização.

“O Governo do Estado tem o prazer de através da lei de incentivo do esporte, o Rio de Janeiro possa continuar sendo sede do Abu Dhabi Grand Slam de Jiu Jitsu. A gente sabe que o jiu jitsu encontra seu berço no Rio de Janeiro e é uma referencia para formação de cidadãos, ajuda a moldar caráter, melhorar a autoconfiança, o que é fundamental para os nossos jovens. Por isso, temos essa parceria, mais uma vez, para que seja realizado aqui no Parque Olímpico e que ele possibilite a participação de jovens de projetos sociais também, que muitas vezes não tem condições de estar em um evento deste porte”, destacou Rafael Picciani.

Dentro dos tatames, alguns jovens atletas chamaram atenção. Um dos destaques foi Daniel “220v”, de apenas 13 anos, representante da academia White House. Faixa laranja, o jovem talento venceu suas duas lutas por finalização e conquistou o título da categoria com autoridade.

Entre as meninas, brilhou a carioca Yasmin Santana, da equipe Nova União. Em sua estreia como faixa amarela, Yasmin impressionou com uma guarda ofensiva e eficiente. Finalizou suas duas adversárias em menos de um minuto — a primeira com um armlock e a segunda com um estrangulamento.

“Eu estava muito nervosa, ainda mais por ser minha estreia na faixa amarela. Já tinha perdido alguns campeonatos por erros bobos, por travar muito. Hoje, graças a Deus, consegui vencer a mim mesma e mostrar meu jiu-jitsu. Sem palavras pra descrever o que estou sentindo. Eu amo o jiu-jitsu, ele salvou minha vida. Quero ir cada vez mais longe. Obrigada ao meu professor, ao meu pai que esteve aqui comigo, e a todos que me apoiam no dia a dia”, comemorou a jovem atleta.

A programação do Abu Dhabi Grand Slam continua neste domingo, 20, com as aguardadas disputas das categorias profissionais e master. É o momento em que entram em ação os atletas das faixas roxa, marrom e preta, incluindo alguns dos principais nomes do jiu-jitsu nacional e internacional. Além da disputa por pontos no ranking mundial, os competidores concorrem a premiações em dinheiro, o que eleva ainda mais o nível das lutas. A entrada é gratuita, e o público poderá acompanhar de perto combates de alto nível na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico.