Agosto Lilás: com luta e bate-papo, Empoderadas ensina autodefesa e conscientiza sobre direitos das mulheres

0
38
Iniciativa combate a violência contra a mulher - Divulgação/Prefeitura de Itaguaí

Em uma das ações da campanha Agosto Lilás, que enfatiza o enfrentamento das diversas formas de violência contra a mulher, a Prefeitura de Itaguaí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e em parceria com a Secretaria Estadual de Direitos Humanos, promoveu na última terça-feira (8/08) uma oficina teórica e prática de defesa pessoal.

Iniciativa combate a violência contra a mulher – Divulgação/Prefeitura de Itaguaí

Ministrada pelo programa Empoderadas, a oficina de defesa pessoal serviu para conscientizar as mulheres sobre como identificar situações de risco, como sair delas e também ensinar a fundo sobre direitos e leis de proteção, além de estimular a autoestima e a dignidade do público feminino.

Fundado pela faixa preta de jiu-jítsu e ex-lutadora de MMA Erica Paes, o Empoderadas ensina técnicas de defesa pessoal e como agir em casos de assédio e agressão. Atualmente com 21 polos e quase 1 mil mulheres inscritas, a iniciativa também promove rodas de bate-papo para influenciar positivamente o cotidiano das mulheres.

“Neste mês de Agosto Lilás, reforçamos a importância do que significa empoderar nossas mulheres. As rodas de conversa desempenham um papel fundamental, oferecendo um espaço seguro e acolhedor para que mulheres compartilhem suas experiências, traumas e desafios”, comentou Erica Paes.

“Juntas podemos fortalecer todos os aspectos, construindo uma base sólida. Nós, mulheres, temos o poder de unir forças, nos fortalecer e nos apoiar, criando uma comunidade resiliente e empoderada!”, acrescentou.