CBJJD faz balanço da temporada do Circuito Nacional de Jiu-Jitsu

0
203
Milhares de atletas passaram pelo tatame do Circuito Nacional em 2023 – Foto: Ilan Pellenbeg

Ao longo dos últimos 15 anos, o Circuito Rio Mineirinho de Jiu-Jitsu – organizado por CBJJD e FJJD-Rio – se tornou referência no Rio de Janeiro e atravessou fronteiras, culminando na criação do Circuito Nacional de Jiu-Jitsu em 2022. A ideia surgiu a partir da participação cada vez maior de equipes e atletas de outros estados nos eventos, que este ano alcançaram uma marca histórica.

O trabalho, porém, não parou por aí. E além de rodar o Brasil, o Circuito atingiu outros países em 2023 através da criação da ISBJJA, braço internacional do projeto de expansão do Jiu-Jitsu.

“Este ano foi histórico na história do Jiu-Jitsu Desportivo. Criamos uma entidade internacional em Portugal, a ISBJJA, e realizamos quatro eventos no exterior, sendo três no Chile e um em Portugal, com o Europeu em Coimbra, que foi um sucesso. Mantendo o mesmo padrão do Circuito Nacional, o Europeu impactou a comunidade da arte suave no ‘Velho Continente’ com a estrutura que apresentamos e a proposta de replicar o sucesso do Brasil por lá”, analisou Rogério Gavazza, presidente da CBJJD e vice da ISBJJA, que completou:

“Aqui no Rio de janeiro, o crescimento também foi fantástico, e após a realização da segunda edição do Angra International Cup e a primeira edição do Saquarema International Cup, as duas cidades irão receber no próximo ano o Circuito Mineirinho Costa Verde – Angra dos Reis 2024 e o Circuito Mineirinho Costa do Sol – Saquarema 2024”.

A ideia, segundo Gavazza, é levar para o interior eventos de grande porte e com a mesma estrutura dos feitos na capital, oferendo inclusive as mesmas premiações com passagens internacionais para o Europeu da ISBJJA em Coimbra, Portugal, no ano que vem.

“Serão 4 (quatro) passagens pelo Circuito em Angra dos Reis, mais 4 (quatro) pelo Circuito em Saquarema e 9 (nove) passagens no Circuito Nacional Mineirinho de Jiu-Jitsu. Além disso, um grande prazer poder levar até o momento 16 atletas para Portugal através dos nossos campeonatos. Queria agradecer primeiramente ao nosso patrocinador oficial, o Refrigerante Mineirinho, e também agradecer e enaltecer as Prefeituras de Angra dos Reis e de Saquarema por apoiar o esporte, em especial ao nosso Jiu-Jitsu”.

Vale lembrar que o Circuito Nacional Mineirinho 2023/24 – que marca a 17ª edição do evento – já começou e tem programado etapas no Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Angra dos Reis e Espírito Santo, além de Chile e Portugal em 2024.

Parceria de sucesso

Sinônimo de qualidade e tradição no Rio de Janeiro, o Refrigerante Mineirinho completou 18 anos apoiando a arte suave e se consolidou como uma das principais marcas brasileiras em prol do Jiu-Jitsu. A modalidade foi apresentada à empresa através do projeto da Copa Gavazza de Jiu-Jitsu, em 2007, evento que se iniciou em 1992 e marcou época. Em 2008, teve início o Circuito Rio Mineirinho, que durou até o ano passado, quando se transformou no Circuito Nacional Mineirinho de Jiu-Jitsu.

Sempre procurando evoluir em todos os sentidos, tanto em estrutura como em premiações, o Circuito, com o patrocínio master do Mineirinho, já ofereceu como prêmio aos melhores de cada temporada quase 200 passagens internacionais e promete distribuir ainda mais nos próximos anos.