Em choque, mundo da luta reage ao brutal assassinato de Leandro Lo

0
560
Charge de nosso parceiro David Carvalho

O mundo do jiu-jitsu e da luta em geral amanheceu de luto neste domingo. Leandro Lô, lenda da arte suave, foi assassinado com um tiro na cabeça durante uma festa no Clube Sírio, em São Paulo, na madrugada deste sábado para domingo. O lutador foi levado a um hospital, mas não resistiu. Segundo informações da assessoria de imprensa da Polícia Militar de São Paulo, o autor do disparo foi o policial militar Henrique Otávio Oliveira Velozo, que está foragido.

O Combate.com teve acesso ao Boletim de Ocorrência, registrado a 1:57h da madrugada de domingo: “Preliminarmente, trata-se de ocorrência envolvendo o multicampeão mundial de jiu-jítsu Leandro Ló Pereira do Nascimento e o policial Militar Henrique Otávio Oliveira Velozo. Conforme relatam as testemunhas, o policial Henrique, após breve discussão, se dirigiu à mesa da vítima Leandro, pegando uma garrafa da mesa, em ato contínuo a vítima se levantou, tirou a garrafa da mão do autor e, em golpe de luta, o derrubou e imobilizou. Neste momento, colegas da vítima separaram ambos e pediram “para deixar isso quieto”. O autor, após se levantar, deu a volta na mesa e, de fronte a vítima, sacou sua arma e desferiu disparo, o qual atingiu a região frontal da cabeça da vítima (testa, lado esquerdo). Vítima encontra-se em estado gravíssimo no Hospital Municial Dr. Arthur Ribeiro de Saboya.”.

Faixa-preta de Cícero Costha, Lo foi um dos competidores de jiu-jitsu mais bem sucedidos de todos os tempos, vencendo oito Campeonatos Mundiais da IBJJF, cinco Copas do Mundo e oito Pan-Americanos. Faixa-preta desde 2012, Lo cruzou três gerações lutando em quatro categorias de peso (leve, médio, meio-pesado, pesado e absoluto). Curiosamente, dois adversários mais frequentes, Rodolfo Vieira (lutador peso médio do UFC) e Marcus Buchecha (lutador do ONE FC), se tornaram grandes amigos. Leandro tinha 33 anos, e sua morte comoveu o mundo da luta. Veja abaixo reações como a de Felipe Preguiça, Mica Galvão, Leo Vieira, Demian Maia, Mackenzie Dern, Davi Ramos, entre outros.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Felipe Preguiça (@felipepenabjj)

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Micael Galvão Bjj (@micagalvaojj)

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Leo Vieira (@leovieirabjj)

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Demian Maia (@demianmaia)

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Mackenzie Dern ???? (@mackenziedern)

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Robert Drysdale (@robertdrysdalejj)