Europeu da ISBJJA/CBJJD muda o patamar do jiu-jítsu brasileiro em Portugal

0
119
Gracie Barra foi a grande campeã por equipes - Divulgação/ISBJJA

“Um tremendo sucesso para a modalidade”. Foi assim que o Diário de Coimbra, mais tradicional jornal da cidade, descreveu a primeira edição do Europeu de Jiu-Jitsu da ISBJJA, realizado em parceria com a CBJJD no último fim de semana (21 e 22 de outubro), justamente em Coimbra, Portugal.

Gracie Barra foi a grande campeã por equipes – Divulgação/ISBJJA

Bastante aguardado, o campeonato reuniu mais de 700 atletas de diferentes países no Pavilhão Multidesportos Mário Mexia, tais como Rússia, Polônia, Alemanha, Espanha, Brasil, Argentina, Itália, Angola, Moçambique, e claro, Portugal, consagrando diversos campeões.

Entre as equipes, a grande campeã geral (juvenil/adulto/master) foi a Gracie Barra, com 20 medalhas de ouro, 17 de prata e 11 de bronza. Em segundo veio a GFTeam, com a BRAVE Fight Team em terceiro. Icon JJ e Wish Roll completaram o Top 5, respectivamente. Já no kids (pré-mirim ao infanto-juvenil), o título ficou com a Wish Roll, seguida por Gracie Barra (2ª), ZR Team (3ª), Alliance (4ª) e Marcão Arte Suave (5ª).

Presidente da CBJJD e vice da ISBJJA, Rogério Gavazza celebrou o sucesso do Europeu 2023, que levou toda a estrutura e organização de mais de 15 anos do Circuito Mineirinho, realizado no Brasil, para terras portuguesas.

“Demos o pontapé inicial para a nossa entrada na Europa com um evento que vinha gerando grande expectativa e correspondeu. Tudo ocorreu conforme o planejado, foram dois dias de muitas lutas boas, apresentando um novo formato de competição aqui em Portugal”, analisou Gavazza, que completou:

“Queria agradecer ao apoio da Câmara Municipal de Coimbra, Açaí Amazon e Bull Fight, nossos patrocinadores. Graças a eles e à nossa equipe conseguimos fazer um evento impecável, com medalhas de alta qualidade, estrutura, cronograma à risca e o principal: no melhor e mais bonito pavilhão que já realizamos um evento de Jiu-Jitsu”.

No sábado (21), primeiro dia do Europeu de Jiu-Jitsu da ISBJJA, o show ficou por conta dos atletas no juvenil, adulto e master. Outro destaque foi a vitória do Brasil por 2 a 1 sobre Portugal no Desafio de Seleções.

Já no domingo (22), os kids tomaram conta do Pavilhão Multidesportos Mário Mexia, em um momento especial citado por Gavazza: “Os pais e professores adoraram o Festival Kids, 100% aprovado. Além disso, tivemos sete superlutas no Desafio Novos Talentos, onde as crianças tiveram a oportunidade de se sentirem as estrelas da festa”, afirmou o organizador. “Devido ao sucesso, já estamos trabalhando para lançar o Circuito Nacional Português no ano que vem”, concluiu.