Força e fé: Brasileira Nathiely De Jesus é uma das estrelas do ADXC 4

0
56
Nathiely enfrenta Elizabeth Mitrovic no ADXC 4 - Divulgação/ADXC

Paris, conhecida como a Cidade Luz, será iluminada por uma faísca única no próximo dia 18 de maio, quando a brasileira Nathiely De Jesus retornará às competições para enfrentar a norte-americana Elizabeth Mitrovic, em uma das lutas de grappling do card principal da quarta edição do Abu Dhabi Extreme Championship (ADXC 4). Considerada por muitos, umas das maiores competidoras da história do Jiu Jitsu, Nathi será testada pela primeira vez dentro de um octógono, em um duelo de três rounds, sem quimono. Nada que preocupe a lutadora.

Nathiely enfrenta Elizabeth Mitrovic no ADXC 4 – Divulgação/ADXC

“Vão ser algumas estreias na realidade. Vai ser minha primeira vez em Paris, minha primeira vez lutando em um octógono e também com um tempo de luta tão curto. Mas no fim das contas é Jiu Jitsu, então não é nada que me preocupe. Estou fazendo um treino específico para as grades, um trabalho intervalado também. Por mais que nunca tenha lutado em um octógono, sou muito experiente e não acho que isso vá ser um problema”, acredita Nathi.

A adversária de Nathiely será a norte-americana Elizabeth Mitrovic, de 33 anos. Lyzz, como é carinhosamente conhecida no mundo do Jiu Jitsu, é campeã mundial com e sem quimono, e recentemente conquistou a seletiva para o ADCC.

“Sei que minha adversária é muito boa, já a vi lutar contra uma companheira minha duas vezes. Mas estou treinando muito sem pano, praticamente não tenho colocado o quimono nos últimos meses. Prefiro focar no meu jogo, na minha estratégia do que nela especificamente. Estou muito feliz por ter essa oportunidade de estrear em um evento grande como o ADXC. Sinto que estou pronta para uma grande performance e para sair com essa vitória independente de qualquer coisa”, afirma a atleta.

Natural de São Paulo, Nathiely se consolidou no jiu jitsu através do projeto social Lutando pelo Bem, do mestre Cicero Costha. Já na faixa preta, mudou-se para os Estados Unidos onde abriu sua própria academia e reside até os dias atuais. Com um sobrenome que evoca a conexão divina, Nathy traz consigo não apenas vigor físico e qualidade técnica invejável, mas também uma alma enraizada na fé. Com um currículo repleto de conquistas, incluindo o cobiçado título do Abu Dhabi World Pro, Nathiely luta hoje com o propósito de inspirar jovens de comunidades que sonham em viver do esporte.

“Me sinto realizada como atleta, conquistei todos os títulos que eu poderia na faixa preta e nas coloridas também. Hoje meu foco são os grandes eventos, mas o meu grande propósito é outro. Gosto de competir porque é uma ferramenta para que eu possa falar sobre minha fé, mostrar no que eu acredito, gerar esperança no coração de outras pessoas, especialmente para as que vieram de comunidades e projetos sociais como eu vim. Mostrar que é possível crescer no esporte e conquistar coisas grandes”, explica Nathi.

Apesar de ainda ser uma atleta jovem, de 28 anos, Nathiely acredita já ter alcançado seus principais objetivos como lutadora. Suas grandes ambições atualmente são do lado de fora do tatame, como mãe, esposa, professora e empreendedora. Nathi é casada com o também lutador Manuel Ribamar e, juntos, tiveram a pequena Laura, de 2 anos. Eles dão aula e administram em conjunto uma filial da academia Rodrigo Pinheiro, no Texas, EUA.

“Hoje, não consigo ter a rotina que eu tinha só de atleta. Tenho a Laura, que está com dois anos e meio, e está naquela fase sapeca. Tenho uma casa para gerenciar, um marido e uma academia para cuidar, alunos para acompanhar. Então são outras prioridades. Ainda me mantenho em alto nível, mas preciso administrar meu tempo melhor. Por isso, hoje priorizo os eventos de lutas casadas, não tenho pretensão de lutar nenhuma competição normal, de federação. Financeiramente falando não é interessante, e é tão sacrificante quanto”.

O ADXC 4 acontece no próximo dia 18 de maio, em Paris, na França. Além de Nathiely, os brasileiros Leonardo Mário e Cássio Silva também estarão em ação. Estrelas internacionais do Jiu Jitsu e do Grappling também se apresentam na mesma noite. Entre elas, Espen Mathiesen, Benoit Saint Denis, Marc Diakiese, Ffion Davies, Morgan Black e Khaled Al Shehhi. Todas as emoções do evento poderão ser acompanhadas ao vivo pela plataforma de transmissão online TX7.

ADXC 4
Paris, França
18 de maio de 2024

Evento principal

Benoit Saint Denis vs Marc Diakiese (Grappilng)
Espen Mathiesen vs Leon Larman (Jiu-Jitsu)

Co-evento principal

Ffion Davies vs Morgan Black (Grappling)
Leonardo Mario vs Khaled Al Shehhi (Jiu-Jitsu)

Card Principal

Abdul-Kareem Al Sewady vs Amin Ayoub (Grappling)
Cassio Silva vs Marko Oikarainen (Jiu-Jitsu)
Narhiely de Jesus vs Elizabeth Mitrovic (Grappling)
Magdalena Loska vs Nia Blackman (Jiu-Jitsu)
Steven Ray vs Ibrahima Mane (Grappling)

Card Preliminar

Florian Bayili vs Youness Bennouali (Jiu-Jitsu)
Geo Martinez vs Nicolas Renier (Grappling)
Luca Anacoreta vs Kalim Mastouri (Jiu-Jitsu)
Alexander Alexandrov vs Kasper Larsen (Grappling)
Shamma Al Kalbani vs Lina Grosset (Jiu-Jitsu)