Geração UPP recebe visita de membros da ONU e conquista 15 medalhas no Rio Fall de Jiu-Jitsu

0
113
Geração UPP da Providência recebeu membros da ONU - Foto: Luan Faro

Na última sexta-feira (5/04), integrantes do Departamento de Segurança e Proteção da Organização das Nações Unidas (ONU) estiveram no Morro da Providência para conhecer de perto os projetos de prevenção à violência oferecidos gratuitamente aos moradores da comunidade, especialmente o Geração UPP, que há 15 anos leva cidadania através do jiu-jitsu.

Geração UPP da Providência recebeu membros da ONU – Foto: Luan Faro

A comitiva foi composta pelos Conselheiros de Segurança Yuqin Zhang e Ivan Reyes, da Chefia de Nova Iorque; Pedro Resende, da Chefia do Rio de Janeiro; e Mónica Azzariti, Assistente de Segurança Brasileira.

“Nossa! O projeto é muito diferente do que eu já vi”, declarou, impressionada, a chinesa Yuqin Zhang, que, além de conselheira de Segurança da ONU em Nova Iorque, também é policial em seu país.

Fundado em 2009 para promover a aproximação entre moradores de comunidades e policiais, o UPP é uma iniciativa da Legião da Boa Vontade, Super Rádio Brasil, Prime Esportes, Boomboxe e Secretarias de Estado de Polícia Militar e Esportes e Lazer.

Durante a visita, o Corpo Diplomático acompanhou o trabalho dos policiais que atuam no Policiamento de Proximidade ministrando os projetos de jiu-jitsu e reforço escolar. Na ocasião, os agentes conversaram com as crianças e adolescentes conhecendo suas rotinas, experiências e vivências adquiridas ao longo dos anos que participam do projeto.

Já no final de semana, o Geração UPP conquistou 15 medalhas, cinco de ouro, no Rio Fall Open da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), realizado na Arena da Juventude, localizada no Parque Olímpico da Vila Militar, em Deodoro.

Ao todo, 18 competidores das comunidades Cidade de Deus, Manguinhos, Nova Brasília e Providência, representaram o projeto social, que este ano completa 15 anos. Além dos cinco ouros, a equipe conquistou quatro pratas e seis bronzes.

As conquistas foram na categoria kids, que engloba crianças e adolescentes entre 4 e 15 anos. Vale destacar que os jovens são treinados por policiais militares do Rio de Janeiro graduados em jiu-jitsu.