Guarda-vidas ministram treinamento de prevenção de afogamento para alunos do projeto Geração UPP

0
57
Ação envolvendo bombeiros e policiais aconteceu na última quinta - Foto: Pedro Paulo Torres

A manhã da última quinta-feira foi de muito aprendizado para os alunos do projeto social Geração UPP. Numa parceria entre Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, os jovens atendidos pela ação passaram o dia participando de oficinas de primeiros-socorros e prevenção a afogamentos, ministrados por guarda-vidas do 2º Grupamento Marítimo, na Praia da Barra da Tijuca.

Ação envolvendo bombeiros e policiais aconteceu na última quinta – Foto: Pedro Paulo Torres

A ação articulada pela Legião da Boa Vontade e Super Rádio Brasil AM 940 em parceria com Bombeiros e Polícia Militar ofereceu três oficinas: identificação de bandeiras de sinalização de risco, reconhecimento de correntes de retorno e como sair dessas correntes. Além das instruções, os jovens também participaram de atividades recreativas no mar e na areia, sob a supervisão dos guarda-vidas.

“Os guarda-vidas ensinaram que a bandeira verde indica baixo risco, apropriado ao banho de mar; amarela, para médio risco, indicando atenção; vermelha, que marca os pontos com altos riscos de afogamento e onde o banho é totalmente contra-indicado; e a roxa, que indica a presença de animais marinhos, incluindo águas-vivas”, detalhou a porta-voz dos Bombeiros major BM Ana Carolina. “Nossa meta agora é que eles propaguem o que aprenderam aqui para os ambientes onde moram e estudam para que tenhamos menos ocorrências possíveis na orla do nosso Estado”.

Participaram da ação atletas das comunidades do Complexo do Alemão, Complexo do Lins e Vidigal. Criado em 2009, o Geração UPP é referência no ensino de lutas a jovens de comunidades carentes através de policiais militares graduados no tatame. Atualmente a equipe se prepara para representar o Rio no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu da CBJJ, marcado para abril em Barueri-SP.