Instituto Faixa-Preta de Jesus ensina lutas e insere jovens no mercado de trabalho

0
49
Staff Jovial na contratação do primeiro emprego - Foto: Divulgação

Tradicional projeto social que utiliza as artes marciais como ferramenta de transformação social, o Instituto Faixa-Preta de Jesus, localizado em Nova Iguaçu-RJ, conseguiu mais uma grande conquista no ano em que completa 16 anos de sua fundação: uma parceria com empresas privadas para introduzir os jovens atendidos pelo projeto no mercado de trabalho.

Staff Jovial na contratação do primeiro emprego – Foto: Divulgação

Alunos que iniciaram no projeto ainda crianças passaram a compor o staff jovial da instituição, classe que os prepara técnica e mentalmente para o mercado de trabalho. Dos 20 jovens que compõem o grupo, 15 já conseguiram o contrato de Jovem Aprendiz em empresas como Amparo, City Work, Facility e Full Pneus.

“O Faixa-Preta de Jesus serve para abrir caminhos, investir no futuro através das novas gerações. A gente entende que criar novos destinos é o papel de todos aqueles que sabem o valor de uma oportunidade, por isso somos muito gratos pelas empresas que nos ajudam nessa caminhada”, destacou Ricardo Cavalcanti, fundador do projeto.

Entre as disciplinas aplicadas para preparar os jovens para o mercado de trabalho estão inglês, informática, leitura e dicção. Além disso, todos treinam alguma ou mais de uma modalidade de luta. O programa também oferece aulas de skate e surfe.

Atualmente o Instituto Faixa-Preta de Jesus conta com 400 alunos, que recebem três refeições diárias e têm acesso a dentista, pediatra, neurologista e psicólogo. As mães de alguns desses alunos também são atendidas pelo Empoderadas, programa feminino de defesa pessoal e sororidade.