Líderes de equipe projetam Europeu de Jiu-Jitsu da ISBJJA em Portugal

0
85
Portugal se preparar para receber o evento - Divulgação/ISBJJA

O processo de expansão da CBJJD (Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Desportivo), que tem na ISBJJA seu braço internacional, segue à todo vapor. E nos dias 21 e 22 de outubro deste ano, as entidades realizarão seu primeiro evento no Velho Continente, com o Europeu da ISBJJA, em Coimbra, Portugal.

Portugal se preparar para receber o evento – Divulgação/ISBJJA

Faltando cerca de quatro meses, o evento – que tem inscrições abertas em breve – já vem movimentando a comunidade do Jiu-Jitsu portuguesa, e a expectativa é que diversas equipes marquem presença na competição, recheada de atrativos e com promessa de uma estrutura de primeiro nível.

Entre as equipes que chegarão fortes estão a Brave Fight Team e Ralph Gracie Portugal, lideradas pelos faixas-preta Armênio Neto e Amaury Guimarães, respectivamente.

Natural do Rio de Janeiro, Amaury Guimarães tem 58 anos e pegou uma geração de ouro da arte suave carioca. Hoje, compartilha os ensinamentos que aprendeu com mais de 100 alunos na Ralph Gracie Portugal, localizada no Porto.

“Sou do Rio, mas me mudei há bastante tempo, quando criança, pelo fato do meu pai ser militar, e em algumas situações sofri bullying com o meu irmão. Em decorrência disso, meu pai contratou um professor de Judô para nos ensinar defesa pessoal. Após morar algum tempo fora, voltamos para o Rio nos anos 80, quando comecei no Jiu-Jitsu. Fiz grandes irmãos na época como Ricardo Passo, Paulo de Tarso, Pitoco, Roberto Gordo, Ryan Gracie, Alexandre Soca e o Ralph Gracie, que é meu mestre. Tive a oportunidade de aprender muito”, relembrou ele.

Atualmente focado na gestão da sua academia, o experiente faixa-preta ainda comentou sobre o crescimento do Jiu-Jitsu em Portugal e os preparativos da sua filial da Ralph Gracie para o Europeu da ISBJJA.

“Hoje temos cerca de 100 alunos entre adultos, masters, crianças e guerreiros com necessidades especiais. Meu dia a dia é de muita dedicação. Chego na escola às 7h e saio por volta das 22h30, sempre com o mesmo espírito, de ser além de somente um professor, mas alguém que fará a diferença na vida das pessoas. Em meio a isso, vejo o Jiu-Jitsu aqui crescendo a cada dia, mas na minha opinião, ainda está muito aquém do seu real potencial, o que por outro lado mostra um futuro de grandes oportunidades”, disse Amaury, que completou:

“A realização do Europeu da ISBJJA nos deu esperança de um futuro promissor, pois se realmente seguir o padrão de organização dos campeonatos da CBJJD no Brasil, tenho certeza que será um sucesso entre os atletas e academias de Portugal. Como equipe, nossa expectativa é a melhor possível, e assim que soubemos do evento, comuniquei a todos os atletas, que aumentaram o foco, disciplina e dedicação em busca de títulos”.

Já o alagoense Armênio Neto, faixa-preta 3º grau e ex-lutador de MMA, é o responsável pela BRAVE Fight Team, escola de Jiu-Jitsu e artes marciais mistas. Assim como Amaury, ele também mostrou empolgação para o Europeu da ISBJJA, em outubro, e falou sobre o momento da sua equipe.

“A nossa galera treina bastante com e sem quimono, entramos com quase 40 atletas na seletiva do ADCC e a expectativa para o Europeu da ISBJJA é também entrar com força”, afirmou. “Fomos campeões da seletiva do ADCC no ano passado, do maior torneio local de Portugal, então estamos crescendo, seguindo um caminho positivo”, encerrou Armênio.