Morre Osvaldo Alves, “Enciclopédia” do Jiu-Jitsu; corpo será sepultado nesta terça

0
293
Osvaldo ao lado de um de seus alunos, Amaury Bitetti (Foto: Marcelo Alonso)
Osvaldo ao lado de Amaury Bitetti um dos diversos lutadores que com ele treinaram (Foto: Marcelo Alonso)

Neste segunda, 18, no Rio de Janeiro, faleceu o mestre Osvaldo Alves, aos 84 anos, vítima de câncer. Conhecido por muitos como “Enciclopédia”, o faixa vermelha 9º Dan formou nomes como Sérgio Penha, Paulo Caruso, Fabrício, Fredson Paixão, Bibiano Fernandes, além de treinar grandes ícones de outras equipes como Vitor Belfort, Rolls Gracie, Marco Ruas, Amaury Bitetti, João Roque.

Nascido em 10 de dezembro de 1938, no Acre, foi criado no Rio de Janeiro, onde foi um dos nomes mais importantes para disseminação e evolução do jiu-jitsu. Viveu por quatro anos no Japão, de onde retornou com imensa bagagem de conhecimento para compartilhar com os mestres e praticantes da arte suave. Foi pioneiro de técnicas que impactaram no treinamento da luta, como mão-de-vaca e escalada da guarda. Treinou como outras lendas como George Gracie, Ivan Gomes, Haroldo Brito, Carlson Gracie, Pedro Hemetério e Rolls Gracie.

No vídeo abaixo, confira a entrevista do mestre a Marcelo Alonso no “Resenha PVT”, o mais longo do canal dos 169 postados no canal, com mais de três horas de duração.

Atualização: o corpo de Osvaldo será sepultado nesta terça, a partir das 16hs, no cemitério São João Batista, em Botafogo.