ONE 167: Gabriel Sousa planeja finalizar novamente Mikey Musumeci

0
137
Duelo acontece nesta sexta - Foto: ONE

O faixa-preta Gabriel Sousa fará a sua estreia no ONE Championship em uma revanche contra Mikey Musumeci pelo ONE 167, que acontece nesta sexta-feira (7) em Bangkok, na Tailândia. Ele chega para esse combate de grappling, que será disputado na categoria peso-galo, como um dos poucos a ter finalizado a estrela americana em uma competição de Jiu-Jitsu. Apesar da vitória no primeiro encontro há três anos, quando Sousa finalizou Musumeci com um estrangulamento norte-sul, ele sabe que o novo confronto será diferente.

Duelo acontece nesta sexta – Foto: ONE

“Vai ser muito diferente. Será na plataforma do ONE, algo muito maior, com um público muito maior e com uma estrutura muito melhor. Estou feliz pela oportunidade e feliz que Mikey concordou em lutar comigo em uma divisão de peso acima da dele. Ele não precisa provar nada para ninguém. Ele luta até 61kg e está subindo para a divisão de 66kg para poder lutar comigo. Tenho muito respeito por ele. Sua atitude fala por si. Também sou muito grato ao ONE por fazer essa luta acontecer. Eu sei que muitas pessoas pediram por essa luta, e ela finalmente vai acontecer. Todos têm a ganhar”, disse Gabriel.

O brasileiro de 27 anos coleciona grandes atuações e possui títulos de expressão na arte suave, mas ele ganhou os holofotes ao finalizar o multicampeão mundial Musumeci em 2021. Após essa vitória, ele continuou acumulando bons resultados, como o vice-campeonato do ADCC em 2022. Enquanto isso, Musumeci teve uma sequência incrível de 14 vitórias consecutivas desde a derrota para Gabriel, incluindo uma sequência perfeita de 6-0 no ONE com três defesas de título do peso-mosca de Submission Grappling.

“Mikey é um atleta excepcional! Ele tem um jogo de guarda de outro mundo. Ele ataca as costas muito bem, ataca chaves de pé, chaves de calcanhar e chaves de joelho muito bem. Ele é um dos melhores atletas do mundo. Mas nossos estilos são diferentes. Eu gosto de derrubar e gosto de passar a guarda. Mikey, por outro lado, gosta de fazer guarda e pegar as costas ou atacar as chaves de pé. Ele é um especialista no que faz e eu sou um especialista no que faço. Vai ser uma ótima luta”, analisou Sousa.

Nova finalização?

Apesar de pregar respeito pelo adversário, Gabriel Sousa planeja nova vitória por finalização sobre Mikey Musumeci. No primeiro encontro, o brasileiro finalizou Musumeci em 11 minutos em uma disputa que previa até 15 minutos de luta. Desta vez ele terá apenas 10 minutos para tentar despachar o americano. Naquela oportunidade, eles se enfrentaram nas quartas de final de um torneio, onde eles se prepararam para vários oponentes.

“Desta vez eu tive mais tempo para me concentrar para uma única luta e treinar para lutar por 10 minutos. Da última vez, treinei para um campeonato mais longo. Agora pude focar apenas nele. Tenho certeza de que ele deve ter treinado muito, assistido muito às minhas lutas e revisado nossa luta, mas acredito que sou um grappler totalmente diferente de quando lutamos em 2021. Acho que sou um atleta mais completo hoje e isso vai contar muito”, garantiu.

Gabriel não quer fazer previsões ousadas porque sabe que terá uma batalha difícil, mas está planejando uma repetição do primeiro confronto, quando passou a guarda de Musumeci e o finalizou com um estrangulamento norte-sul. O brasileiro adoraria dominar de maneira semelhante para garantir o triunfo e interromper a incrível sequência do tetracampeão Mundial de Jiu-Jitsu.

“A luta pode terminar de várias maneiras, mas acredito que Mikey vai puxar para a guarda. Ele não vai trocar quedas comigo. Ele vai jogar por baixo, fazendo guarda, e eu vou tentar passar a guarda dele. Meu foco será chegar aos cem quilos ou pegar as costas, e o do Mikey será atacar minhas pernas ou pegar as minhas costas. Se eu pudesse escolher um resultado, é claro que eu gostaria de passar a guarda dele e finalizá-lo nas costas. Mas, novamente, somos dois atletas de altíssimo nível. Vamos ver como vai ser dessa vez”, concluiu.