Boxe: Brasil encerra Gymnasíade do Rio de Janeiro com 33 medalhas

0
164
Boxe brasileiro brilhou na competição - Divulgação/CBBoxe

O Brasil brasileiro brilhou nas disputas do boxe da Gymnasíade, o Mundial Escolar Sub-15, que aconteceu no Rio de Janeiro, entre os dias 19 e 27 de agosto. O país conquistou 33 medalhas na modalidade, sendo nove ouros, 14 pratas e dez bronzes, e ficou na primeira colocação geral do evento.

Boxe brasileiro brilhou na competição – Divulgação/CBBoxe

A Gymnasíade reuniu mais de dois mil estudantes atletas, de até 15 anos de idade, de 46 países de todo o mundo. A competição contou com 18 modalidades. O Brasil liderou o quadro geral de medalhas, conquistando 88 ouros, 91 pratas e 103 bronzes, com o total de 282 pódios. A China apareceu em segundo lugar, com 48 ouros e 97 medalhas.

Esta foi a primeira oportunidade dos atletas vivenciarem a rotina de um evento internacional, além de competirem pela primeira vez representando o seu país. No caso do boxe, foram cinco dias de competição, em que os brasileiros enfrentaram adversários de escolas muito tradicionais, como o Cazaquistão e a Ucrânia.

“Muitos atletas estavam lutando oficialmente pela primeira vez. Estiveram hospedados em hotel, vivenciando outras culturas e trocaram muitas ‘figurinhas’. Foi uma semana muito boa, acredito que tenham gostado bastante. Para quem deseja seguir a carreira no boxe no futuro, foi muito bom ter esse primeiro contato com uma competição internacional”, disse o treinador Wellington “Índio” Lisboa.

Um dos destaques da delegação brasileira foi Emanuel Perini, atleta da categoria A até 54kg. Ele venceu o ucraniano Oleksandr Lutsenko, na semifinal, e o cazaque Biryukov Platon, na final, ambos por decisão unânime, para ficar com o ouro. Os outros ouros do Brasil foram obtidos por Carolina Pires (60kg B), Bruna Ignácio (63kg A), Isabelle Mafra (66kg A), João Vitor Silva (48kg B)Davi Peres (52kg B), Claudio Souza (66kg B) e Daniel Durê (70kg A).

Medalhas do Brasil na Gymnasíade:

Ouro

Carolina Pires
Isabelle Mafra
Bruna Ignácio
João Vitor Silva
Davi Peres
Emanuel Perini
Claudio Souza
Daniel Durê

Prata

Rebeca Bispo
Stephany Lima
Andrielly Gregório
Camila Amorim
Nicole Bandeira
Livia Guimarães
Laís Honório
Rodrigo Brejeiro
Cauã Evangelista
Matheus Alves
Pedro Queiroz
Jean Baiense
Victor Vasconcellos
Pedro Wooley

Bronze

Dayllane Moreira
Sabrina Lima
Layla Coimbra
Ana Érica Macedo
Maria Sophia Abreu
Enzo Gabriel
João Gabriel Melo
Maicon Souza
Pedro Souza
Henzo Oliveira