Campeonato Brasileiro Cadete e Juvenil de Boxe tem início em Foz do Iguaçu-PR

0
220
Deizyane Moreira venceu seu combate na categoria até 60kg - Camila Nakazato/CBBoxe

Foi dada a largada para o Campeonato Brasileiro Cadete e Juvenil de Boxe, em Foz do Iguaçu. As primeiras disputas aconteceram nesta segunda-feira (31/7). Atletas de todas as regiões do país subiram ao ringue para o evento organizado pela Confederação Brasileira de Boxe.

A competição, que nesta edição reúne 122 atletas e 39 técnicos de 18 estados do Brasil, é uma oportunidade para que vários jovens atletas tenham sua primeira oportunidade de competir em um grande evento e mostrar toda a sua habilidade.

“Esses campeonatos são sempre muito importantes para a gente. São jovens atletas que vislumbram um caminho com o esporte e é a oportunidade em que a gente dá para eles participarem do maior campeonato do país. Queremos tanto perpetuar o boxe hoje como uma modalidade vencedora no país e a gente tem que plantar para que possamos colher logo esses novos talentos”, destacou Vladson Soares, treinador da seleção olímpica permanente.

Juvenil

As disputas no Juvenil fecharam o primeiro dia de competição. Os doze combates reuniram alguns dos melhores pugilistas de 17 e 18 anos do Brasil.

Deizyane Moreira venceu seu combate na categoria até 60kg – Camila Nakazato/CBBoxe

Um dos confrontos mais esperados do dia era a luta entre Deyziane Moreira (SP) e Letícia de Brito (AL) pela categoria até 60kg. As duas fizeram a final do Brasileiro Cadete do ano passado. Mas dessa vez, o sorteio fez com que elas se enfrentassem na primeira rodada. Após um duelo acirrado, Deyziane ficou com a vitória por 4 a 1.

“A luta foi muito acirrada. São duas excelentes atletas. É muito bom lutar com uma atleta tão experiente assim e a Deizy foi bem demais”, comentou a treinadora Gabrielly Morais que acompanhou a atleta no corner durante a luta.

Em seguida, foram realizados os primeiros combates no masculino. Logo na primeira luta teve nocaute: Rafael Rodrigues (RJ) superou Gabriel Souza (GO) pela categoria até 57kg.

“Um adversário bem duro, mas consegui imprimir a minha luta. Agora é descansar e focar para a próxima luta”, afirmou o jovem pugilista.

Outro destaque do dia foi Thauan da Silva (SP), que no começo do ano foi vice-campeão da Copa do Mundo Júnior em Montenegro. Ele venceu Allan da Silva (RJ) por unanimidade na primeira rodada da até 71kg.

“Foi uma boa luta para quebrar o gelo. Mas o ritmo de Campeonato Brasileiro é intenso, é daqui para mais”, comentou Thauan após o combate.

Cadete

O dia foi iniciado com os combates dos atletas da classe Cadete, que reúne atletas entre 15 e 16 anos.

Quem venceu o primeiro combate foi Anna Beatriz Souto (DF), derrotando Kivini Sousa (MS) por RSC-R2 pela categoria até 63kg.

“Foi maravilhoso estrear no Campeonato Brasileiro. A primeira luta já foi, agora é seguir rumo ao ouro”, disse a atleta após o combate.

Em seguida foram realizadas as lutas masculinas do cadete. Um dos destaques do dia foi Otniel dos Santos (TO), que aplicou o primeiro nocaute da competição, na vitória sobre Josué Moreira (RS) pela categoria até 60kg.

“Estou muito feliz. Treinei muito para isso. É meu segundo Campeonato Brasileiro e no meu primeiro eu perdi. Mas agora deu tudo certo”, afirmou o pugilista do Tocantins.

No mesmo peso, aconteceu a luta mais equilibrada do primeiro dia da competição. Pedro da Silva (SP) superou Walifer da Cruz (SC) por 3 a 2.

“Foi uma luta muito difícil. O Pedro saiu perdendo o primeiro round. Mas ele mostrou a garra do boxe paulista, conseguiu virar a luta e trouxe a vitória na estreia”, analisou Breno Macedo, treinador da equipe de São Paulo.

Confira abaixo os resultados da abertura:

Juvenil

-57kg F – Rayssa Antunes (RJ) 4 x 1 Marcela Ferreira (SP)
-57kg F – Thifany Barbosa (BA) 3 x 2 Karen de Lima (DF)
-57kg F – Vitória da Silva (GO) venceu Dara Camillo (TO) por RSC R1
-60kg F – Deyziane Moreira (SP) 4 x 1 Letícia de Brito (AL)
-60kg F – Cristiane Costa (PA) 2 x 3 Maria Eduarda de Jesus (BA)
-57kg M – Rafael Rodrigues (RJ) venceu João Souza (MS) por KO R2
-57kg M – Douglas de Souza (BA) venceu por Gabriel Souza (GO) ABD R1
-63,5kg M – Jardem Pinho (RR) 0 x 5 Samuel dos Santos (BA)
-71kg M – Thauan da Silva (SP) 5 x 0 Allan da Silva (RJ)
-71kg M – Cristiano Rodrigues (PR) 3 x 2 Adriano Lucena (SC)
-71kg M – Davi da Silva (RR) 0 x 5 Gustavo Santana (BA)
-80kg M – Brenno dos Santos (RJ) venceu Brandon da Cruz (SC) por RSC R3

Cadete

-63kg F – Anna Souto (DF) venceu Kivini Macedo (MS) – RSC R2
-50kg M – Gabriel Assis (BA) 5 x 0 Mario Neto (RR)
-54kg M – Aquilis Lopes (SC) venceu Pablo Miranda (RS) – RSC R3
-54kg M – Luan Araújo (SP) venceu Anthony Gabinato (MT) – RSC R2
-60kg M – João de Almeida (MT) 1 x 4 Emanuel de Oliveira (GO)
-60kg M – Otniel dos Santos (TO) venceu Josué Moreira (RS) – KO R1
-60kg M – Kauã Pereira (RJ) 5 x 0 Erick dos Santos (PR)
-60kg M – Pedro da Silva (SP) 3 x 2 Walifer da Cruz (SC)
-66kg M – Henrique Pittol (RS) 0 x 5 ngelo Rodrigues (RJ)
-66kg M – Matheus Pereira (SP) venceu Alaci de Souza (PA) por KO R1
-66kg M – Ian do Carmo (BA) 5 x 0 Arthur de Oliveira (MS)
-75kg M – João Mafra (SP) 5 x 0 Ruan da Silva (SC)
-75kg M – Pedro da Costa (RJ) 0 x 5 Gabriel dos Santos (BA)