Bicampeã mundial de jiu-jítsu, Mel Cueto volta seu foco para GP histórico do BJJ Stars

0
286
Mel Cueto é bicampeã mundial de jiu-jítsu - Foto: Arquivo pessoal

Bicampeã mundial de jiu-jitsu da IBJJF na faixa-preta categoria pesado adulto, Melissa “Mel” Cueto é uma das postulantes ao título do GP peso pesado feminino do BJJ Stars, marcado para 9 de setembro, na capital paulista. Um dos principais palcos de lutas casadas do mundo, o evento vai pagar R$ 100 mil à campeã.

Mel Cueto é bicampeã mundial de jiu-jítsu – Foto: Arquivo pessoal

“Este GP é um grande passo para o jiu-jitsu feminino”, destaca Mel Cueto. “Como fui campeã mundial peso pesado este ano, eu já estava na expectativa de ser chamada para disputar, e o convite oficial veio nesta semana. É o maior GP feminino já feito e estou feliz por poder fazer parte”, completou.

Além dos dois títulos mundiais no peso pesado adulto, suas conquistas na faixa-preta ainda contam com dois mundiais peso e absoluto no master 1 e Pan-Americano, todos da IBJJF. Seu título mais recente foi no American National, também no peso e absoluto, nos EUA.

O BJJ Stars ainda não anunciou oficialmente todas as lutadoras escaladas para o GP, mas certamente, assim como Mel, serão nomes integrantes do hall das melhores da atualidade.

“Serão só lutas duras e eu estou muito animada, não só para chegar lá e lutar, mas também para me preparar. Como venho do interior, sempre tive que acreditar muito em mim, talvez por, lá no início, não ter tido tanta estrutura, incentivo e apoio financeiro. Sempre acreditei muito em mim e isso é um diferencial”, acredita Mel.

O foco da bicampeã mundial no GP do BJJ Stars é tamanho que ela cogita abrir mão da tentativa do tricampeonato consecutivo do Mundial de Master da IBJJF, agendado para a semana anterior do evento no Brasil. Campeã em 2021 e 2022 peso e absoluto, ela ainda não sabe se irá competir este ano.

“Conversei com meus professores esses dias, mas ainda não temos uma definição”, revela a atleta da Alliance. “Será uma semana antes do BJJ Stars e eu quero estar totalmente focada neste GP. Ao mesmo tempo, sou a atual bicampeã mundial… Me conhecendo, provavelmente eu lute (risos), mas ainda existe essa dúvida”.

Mel Cueto é atualmente a segunda colocada no ranking mundial da IBJJF. Este ano ela foi campeã peso e absoluto do American National. Seus próximos compromissos são no Phoenix Open e San Diego Open, neste e no próximo final de semana, respectivamente.

“Esta temporada está sendo bastante positiva para mim. Quero fazer um excelente segundo semestre e chegar muito bem para o ano que vem. Em 2024 pretendo lutar o Brasileiro e o Europeu, eventos que não lutei nesses dois últimos anos, além dos Opens. Ano que vem a meta é chegar ao primeiro lugar do ranking”, projeta.

No último final de semana, Mel Cueto se testou no Subversive, evento norte-americano de combat jiu-jítsu, modalidade de grappling com tapas. A gaúcha de Pelotas-RS também não descarta lutar na edição de setembro do UFC Invitational, evento de grappling do Ultimate.

“Tem esse evento do UFC Fight Pass que eu estou querendo lutar e também, se surgir, alguma seletiva do ADCC. Embora o no gi (jiu-jítsu sem kimono) não tenha sido o meu foco até o ano passado, eu venho gostando de lutar os eventos, então é uma coisa a se pensar”, reflete a brasileira.