Casa das lutas no Rio, Tijuca Tênis Clube recebe competição de Capoeira neste fim de semana

0
197
Foto: Divulgação

Quem for ao Tijuca Tênis Clube – Rio de Janeiro – neste sábado (4) assistir à primeira edição do “Volta do Mundo Seletivas”, que qualifica atletas para o “Volta do Mundo – Bambas 3”, vai testemunhar na abertura da temporada uma competição alto nível entre atletas destacados na comunidade da Capoeira.

Foto: Divulgação

Ao todo, 82 atletas – divididos pelas categorias adulto (masculino e feminino) e juvenil (15 a 17 anos, masculino e feminino) – subirão ao palco montado no ginásio mais tradicional de esportes de lutas do Rio. Subirão orgulhosos e honrados por fazerem parte de um movimento que, além de resgatar os valores e a importância da Capoeira como esporte e ferramenta de inclusão, promete fazer parte do calendário de eventos esportivos do país.

O VMB e o VMS chegam com o DNA de competições planejadamente estruturadas para fazer do “Volta do Mundo” a principal marca nacional da Capoeira e dar ao capoeirista a notoriedade já percebida nos atletas das demais modalidades de artes marciais. O VMB 3 terá ainda qualificatórias nas regiões Nordeste e Sul do país até o evento principal, programado para junho.

Enquanto isso, as atenções estão voltadas para competidores conhecidos das rodas de Capoeira. Participam desta primeira edição da temporada 2023 atletas que marcaram presença nos cards do último VMB, como Água Viva e Girassol – esta última “galáctica” do primeiro card feminino da história do evento.

Isso sem falar de Sem Coluna, “galáctico” do primeiro VMB, que inaugurou a série de realizações da marca, em agosto de 2022. Girassol e Sem Coluna foram semifinalistas das edições em que participaram. Eles se juntam a muitos outros atletas multicampeões na disputa pelo título, que credencia o campeão e a campeã das categorias adultas (masculina e feminina) a participar do VMB 3.

Uma das novidades desta seletiva será o primeiro jogo casado em eventos do “Volta do Mundo”, inaugurando a categoria master, para atletas com 40 anos ou mais. Essa estreia contará com dois mestres de Capoeira reconhecidos no cenário da modalidade. Um deles, Mestre Cocoroca, ganhou ainda mais visibilidade na mídia por ter sido o coordenador e coreógrafo das cenas de luta da novela Lado a Lado, da Rede Globo, tendo preparado o ator Lázaro Ramos para retratar o início da capoeiragem carioca, em 1907. Aos 48 anos, o mestre do grupo SÓCAPOEIRA é formado em Educação Física e tem uma vida dedicada à modalidade.

Ele enfrentará o Mestre Topeira, natural de Cordeirinho (MA), mas residente em Maricá (RJ), de 42 anos, que defende a Escola de Capoeira Lutando pela Mesma Arte, e que tem 30 anos de esporte. Ele foi campeão da maioria das competições que disputou, já viajou o Brasil todo convidado por mestres renomados, como Catitu, Capixaba, Tucano Preto, entre outros, e tem nos trabalhos voluntários uma das marcas de sua atuação, de modo a inserir e ressocializar jovens usando a capoeira como instrumento de transformação social.

O “Volta do Mundo – Bambas” tem como embaixador o lutador de MMA Thiago Marreta. E esta seletiva conta com apoio das secretarias estaduais de Esporte e Cultura do Rio. Os secretários Rafael Picciani (esporte) e Danielle Barros (cultura) confirmaram presença. Também estará prestigiando o evento o subsecretário estadual de esportes, Rodrigo Scorzelli.