Grandes equipes na disputa pelo título do Pan-Americano de Jiu-Jitsu da ISBJJA

0
170
Diversas equipes brigam pelo topo do ranking - Divulgação/ISBJJA

Tudo pronto para o Pan-Americano da ISBJJA, que acontece no próximo fim de semana, na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. Válido pela décima etapa do Circuito Nacional Mineirinho de Jiu-Jitsu Desportivo 2022/23 – e realizado em parceria com a CBJJD -, o evento vai contar com pontuação em dobro para o ranking e diversas outras atrações.

Diversas equipes brigam pelo topo do ranking – Divulgação/ISBJJA

No sábado (22), a competição será exclusiva para as classes juvenil, adulto e master, com destaque para as superlutas do Desfio Master. Já no domingo (23), os kids (pré-mirim ao infanto-juvenil) entrarão em cena, com o Desafio Novos Talentos em evidência.

Ao todo, oito superlutas vão compor o Desafio Novos Talentos, e entre os presentes estão Ravi Belo (PVC), bicampeão do Circuito Mineirinho, e a ferinha Hugo Mataruna (Mataruna Team), que mora em Dubai (EAU) e vem se destacando em diversos torneios no país árabe. Pai e treinador de Hugo, o faixa-preta Leonardo Mataruna mostrou empolgação para ver seu filho lutando no Brasil pelo Pan-Americano da ISBJJA. Ele irá encarar Lucas Diego (Nova União).

“É sempre bom estar em casa, uma experiência diferente, ainda mais atuando pelo Circuito Mineirinho, que eu acompanho mesmo de longe e vejo crescer a cada ano, sempre com novidades e valorizando atletas de todas as idades. É um evento muito bom para as equipes e principalmente para os competidores, que ganham bastante projeção com as passagens internacionais entregues aos campeões do ranking no fim de cada temporada”, disse Leonardo.

Equipes na briga pelo topo

Entre as equipes que brigam pelo título do Circuito Mineirinho na contagem geral dos pontos, Double Five e Top Brother, que vêm se mantendo no Top 5 nas edições anteriores, prometem uma disputa acirrada pela liderança. As duas, porém, não terão vida fácil.

Além delas, GFTeam, Infight, Nova União e Fábrica de Monstros, entre outras, também estarão presentes no Pan-Americano da ISBJJA com times fortes. Ao término da temporada, vale citar, nove campeões – sendo duas crianças – vão ser premiados com passagens para disputar o Europeu 2024 da ISBJJA, em Portugal.

O campeonato em solo português, inclusive, é um desejo para diversos atletas e líderes de equipe, entre eles o mestre Cezar “Casquinha” Guimarães, responsável pela Top Brother e que convocou as filiais do time na Alemanha, Holanda e Portugal para a edição deste ano do Europeu da ISBJJA, marcada para outubro, em Coimbra.