Projeto social Geração UPP conquista o 3º lugar no Sul-Americano de jiu-jitsu da CBJJO

0
59
Parte da equipe que brilhou na competição - Divulgação/GeraçÃo UPP

Como parte da preparação para o Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), marcado para o final de abril, em Barueri-SP, a equipe Geração UPP participou, no último final de semana, do Sul-Americano da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Olímpico (CBJJO), realizado na Arena da Juventude, em Deodoro, no Rio.

Parte da equipe que brilhou na competição – Divulgação/GeraçÃo UPP

Ao todo, 118 atletas de 12 comunidades cariocas participaram da competição, conquistando 66 medalhas (22 de ouro, 26 de prata e 18 de bronze) e levando para casa o troféu de terceiro colocado geral de equipes entre 45 concorrentes de diversos estados do Brasil que disputaram o campeonato.

Uma das alunas do projeto, que leva os valores das artes marciais a jovens de comunidades através de policiais militares graduados, Maxinne Yve, de 19 anos e moradora da Mangueira, recebeu o troféu de campeã pelo primeiro lugar no ranking nacional de sua categoria na CBJJO em 2022.

Reforçaram o time da Geração UPP nesta edição do Sul-americano alunos das comunidades Providência, Barreira do Vasco, Santa Marta, Mangueira, Vila Cruzeiro, Manguinhos, Borel, Macacos, Turano e Jacarezinho; além das companhias destacadas Batan e Cidade de Deus.

Reconhecimento

Dias antes, parte da equipe foi recebida na Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro pelo secretário Rafael Picciani, que conversou com os gestores, instrutores e alunos do projeto, elogiou o trabalho desenvolvido e se colocou à disposição para dar apoio à iniciativa.

“Foi muito bacana conhecer melhor a trajetória vitoriosa desses atletas da Geração UPP. Esporte é superação, alegria, emoção e construção de memória. Para que o Rio de Janeiro mostre a potência que é, como celeiro de revelar grandes campeões, é importante que o Estado seja um incentivador de ações que tragam esses resultados. Parabéns, Geração UPP! Vamos trabalhar juntos para construir o futuro que nossos atletas merecem”, declarou o secretário de esportes.

Também no último final de semana, alunos da equipe participaram de uma ação social no Centro de Instrução Especializada e Pesquisa Policial (CIEsPP), que em parceria com Legião da Boa Vontade, Super Rádio Brasil AM 940, Prime Esportes, Boomboxe e Tintas Nacional inaugurou um dojô que, a partir de março, servirá para atender crianças e adolescentes de comunidades adjacentes.

O projeto Geração UPP existe há 13 anos e está presente em 26 comunidades do Rio de Janeiro.