Série ‘Dos Samurais ao MMA’ estreia nesta segunda-feira (21)

0
409
Documentário conta a história do jiu-jitsu e do MMA - Divulgação/Combate

O Jiu-Jitsu é uma das artes marciais mais praticadas no mundo. Seus adeptos o enxergam não apenas como esporte ou defesa pessoal, mas como uma filosofia de vida, porque além do corpo, eles exercitam a mente. Idealizada por Marcelo Alonso e dirigida por Bruno Duarte, a série “Dos Samurais ao MMA”, uma co-produção do Combate com a Ciranda Filmes, conta em cinco episódios a origem de tudo isso. Desde os Samurais no Japão feudal, passando por Jigoro Kano, Mitsuyo Maeda e os irmãos Carlos e Hélio Gracie, até os principais capítulos que levaram a criação do UFC, ADCC e a explosão mundial do Jiu-Jitsu esportivo.

Documentário conta a história do jiu-jitsu e do MMA – Divulgação/Combate

Semanalmente o fã de lutas embarca em um novo capítulo, recheado de histórias emocionantes e informações atualizadas sobre o legado das lutas. O episódio de estreia vai ao ar nesta segunda-feira, dia 21, às 19h30 (horário de Brasília), no canal Combate.

Para reconstituir essa saga foram necessários registros históricos de jornais, fotos e vídeos do desenvolvimento marcial; além dos pesquisadores especializados em artes marciais, jornalistas esportivos e lutadores renomados que se uniram, trazendo diferentes perspectivas e conhecimentos inéditos sobre a origem e a evolução do Jiu-Jitsu, responsável por gerar um dos maiores fenômenos esportivos da atualidade: as artes marciais mistas.

O episódio de estreia mostra as três eras dos Samurais (Sengoku, Tokugawa e Meiji); a importância de Jigoro Kano, e do desconhecido Mataemon Tanabe na evolução do Judô e Jiu-Jitsu; além dos desafios de Conde Koma pelo mundo até se instalar em Belém-PA, onde conheceu Carlos Gracie. Na sequência, o segundo episódio narra a chegada dos irmãos Gracie ao Rio de Janeiro e a abertura da primeira academia. Relembra ainda a briga que culminou na prisão deles e, posteriormente, na absolvição pelo então presidente Getúlio Vargas. Ele termina com a histórica luta de 3h45 entre Hélio Gracie e seu aluno Waldemar Santana.

O terceiro episódio da série “Dos Samurais ao MMA” mostra como a geração dos anos 60 possuía ídolos oriundos de dois programas que já mostravam desafios de “Vale Tudo” ao vivo: o Heróis do Ringue no Rio de Janeiro; e o Ring Torres no Nordeste; e a chegada de Rolls Gracie, considerado o membro da família que revolucionou o Jiu-Jitsu. O penúltimo capítulo foca na saga de Rorion Gracie e a fundação do UFC e do PRIDE. A série encerra mostrando a explosão do Jiu-Jitsu e do grappling, a partir das histórias de Yuki Nakai e Tahnoon Byn Zayed; e o gigantismo atual do MMA.

Dos Samurais ao MMA – sempre às segundas-feiras no Combate:

21/8 – 19h30 – Episódio 1
28/8 – 19h – Episódio 2
04/9 – 19h30 – Episódio 3
11/9 – 19h30 – Episódio 4
18/9 – 19h30 – Episódio 5