José Aldo explica decisão de pendurar as luvas ainda este ano e por que não almeja mais cinturão

Contra Renato Moicano neste sábado em Fortaleza, José Aldo faz a primeira da série de três lutas que encerra seu contrato com o UFC. Pelo menos é o que ele pretende ao fim de 2019. Em conversa com a imprensa, ainda no Rio de Janeiro, o ex-campeão dos penas explicou por que, aos 32 anos, está decidido a pendurar as luvas de MMA.

“Eu quero parar e não dar meu dinheiro para comprar minha saúde de volta. Hoje eu estou dando minha saúde para pegar o dinheiro. Eu quero estar bem, aproveitar o crescimento da minha filha, viajar com minha família, sorrir, brincar, não lutar até os 40 anos como eu vejo nossos grandes ídolos fazendo e tendo uma mau performance”, justificou. “Me programei a minha vida inteira para estar bem financeiramente para quando eu quisesse parar eu poder parar sem problema nenhum.”

A luta contra Moicano só não é a principal do UFC Fortaleza porque o time de Aldo, liderado por André Pederneiras, acha desnecessário ele lutar cinco rounds, já que o cinturão não faz mais parte de seus planos.

“Se eu luto pelo título e venço, praticamente o contrato se auto-renova, aí o Dedé tem que entrar em ação, tem que negociar e é isso que eu não quero, eu não quero me prender. Meu objetivo é lutar em Fortaleza, pretendo lutar em maio (Curitiba) e depois finalizar aqui, porque sei que vai ter mais um evento no Brasil, e eles já sabem disso. Então não tem porquê eles me darem uma luta pelo título. Mas podem ter certeza, eu vou atrapalhar todo mundo que entrar na minha frente, porque eu vou vencer essas três lutas.”

UFC Fortaleza

Sábado, 02 de fevereiro de 2019

CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília):
Peso-galo: Raphael Assunção x Marlon Moraes
Peso-pena: José Aldo x Renato Moicano
Peso-meio-médio: Demian Maia x Lyman Good
Peso-leve: Charles do Bronx x David Teymur
Peso-meio-pesado: Johnny Walker x Justin Ledet
Peso-palha: Livinha Souza x Sarah Frota

CARD PRELIMINAR (20h, horário de Brasília):
Peso-médio: Anthony Hernandez x Markus Maluko
Peso-mosca: Mara Romero Borella x Taila Santos
Peso-meio-médio: Thiago Pitbull x Max Griffin
Peso-pesado: Júnior Albini x Jairzinho Rozenstruik
Peso-galo: Ricardo Carcacinha x Said Nurmagomedov
Peso-mosca: Magomed Bibulatov x Rogério Bontorin
Peso-pena: Geraldo de Freitas x Felipe Cabocão