Após final de 2018 triste, Bibiano comemora volta por cima em 2019: ‘Ano muito especial’

Lutador brasileiro reconquistou o cinturão do ONE Championship e defendeu o título ao longo do ano – Foto: Divulgação/ONE

O fim do ano se aproxima, para muitos é época de analisar como 2019 foi profissionalmente. Para Bibiano Fernandes não é diferente, e o saldo da temporada é perfeito para o lutador brasileiro. Foram duas lutas no cage do ONE Championship, e em ambas o braço do manauara foi erguido ao final do combate.

A primeira delas, em março, foi a reconquistas do título peso-galo do evento. Em novembro de 2018, Bibiano foi superado por Kevin Belingon de forma controversa, em decisão dividida dos juízes laterais, e um novo encontro entre eles foi agendado. Porém, uma nova polêmica deu fim ao embate: o filipino foi desqualificado após acertar golpes ilegais no brasileiro.

A forma como o cinturão retornou para suas mãos não agradou Bibiano, que concedeu nova revanche a Belingon. Após meses tratando as concussões por conta dos ataques proibidos, em outubro, o campeão dominou o combate, não deu chances para o desafiante e finalizou com um mata-leão no segundo round. Título mantido, história com o filipino encerrada e ano perfeito garantido.

“O ano de 2019 foi muito especial para mim. Terminei o ano passado triste por conta da derrota, ainda mais da forma como foi, então decidi que este ano seria perfeito. Trabalhei duro para o cinturão ser meu novamente, e agora quero seguir defendendo meu título. Vou trabalhar ainda mais forte para ser o campeão do ONE ao longo de 2020”, comemora o lutador de 39 anos.

Bibiano Fernandes iniciou sua trajetória de destaque no MMA internacional quando competia pelo extinto evento japonês Dream. Entre 2009 e 2011, venceu todas as oito lutas que realizou, sendo dominante campeão e vencedor de dois torneios em diferentes categorias, peso-pena e peso-galo.

Neste ano, Bibiano retornou ao Japão nas duas lutas que fez, e se apresentou para seus antigos fãs. “O Japão é como se fosse minha segunda casa, foi onde vivi momentos inesquecível de minha carreira. É sempre especial lutar por lá, e este ano não foi diferente. Foi ótimo reencontrar os fãs japoneses, eles são incríveis. Me admiram, e eu também os admiro. Foi muito bom lutar por lá este ano”.

Feliz também fora do cage

A vida profissional de Bibiano Fernandes segue muito bem. Enquanto aguarda por novo desafiante no ONE Championship, ele aproveita para desfrutar da família no Canadá, onde vive e treina, além de contribuir nos treinos de seus companheiros de equipe e também visitar familiares e amigos em Manaus, sua cidade natal.

Os compromissos sociais não interferem na rotina de treinos do campeão. “Sempre entendi que o atleta deve estar bem com sua parte técnica e física com o mental, estar bem como um todo. Visitar Manaus sempre me faz bem, e consegui fazer isso algumas vezes em 2019. Tenho muito orgulho de onde venho, sempre sou muito bem recebido em minha casa pela família, por amigos e fãs. O que me cerca fora do cage me torna um atleta melhor, uma pessoa melhor”, encerra.