BAÚ DO PVT: Vale-Tudo organizado por Carlson em Manaus no ano de 1994 e vencido por representante da Luta-Livre

https://youtu.be/pb2jr1mCb8w

O BAÚ DO PVT desta semana traz vídeos relíquias de um evento de Vale Tudo organizado por Carlson Gracie no ano de 1994 em Manaus. Foi um torneio com lutadores representantes das mais variadas modalidades, como Jiu-Jitsu, Luta-Livre, Sambô etc. O campeão foi o representante da Luta-Livre Helinton Bonates, que na época tinha 27 anos. 

Helinton Bonates nos dias atuais – Foto: arquivo pessoal

Conhecido como “Homem de Pedra”, por conta dos musculos, o faixa-preta do mestre Marcelo Bertolucci passou por um representante do Taekwondo na primeira luta e por um adversário do freestyle, na segunda. A final seria contra o representante do Jiu-Jitsu Bidida, que, muito machucado pelas lutas anteriores, oprtou por não subir ao ringue. 

Organizador e árbitro de todos os combates, Carlson Gracie procurou Helinton Bonates no dia seguinte ao evento, o parabenizou e ofereceu uma luta contra Wallid Ismail no Pride FC, o que, infelizmente, acabou não acontecendo. 

Atualmente com 52 anos de idade, Helinton segue dando aula de Luta-Livre, modalidade na qual já formou mais de 20 faixas-pretas. Fundador e presidente da Superliga de Luta-Livre Esportiva do Amazonas, ele também lidera um projeto social voltado para jovens da periferia de Manaus.