Brasileiros estreiam com vitórias no Pré-Olímpico de Boxe, na Itália

0
134
Yuri Falcão venceu em estreia no Pré-Olímpico de Boxe - Alexandre Loureiro

Três brasileiros estrearam e venceram no Pré-Olímpico Mundial de Boxe, que teve início no último domingo (4/03), em Busto Arsizio, na Itália. O primeiro foi Luiz Oliveira, o “Bolinha”, pela categoria até 57kg, na segunda-feira. Já na terça, foram as vezes de Wanderson de Oliveira, o “Shuga”, na até 71kg; e Yuri Falcão, até 63,5kg.

Enfrentando Munaberk Uulu, Luiz aproveitou o início cadenciado do rival e imprimiu um ritmo forte para conseguir encaixar boas combinações de golpes e vencer o primeiro round por unanimidade. Uulu tentou correr atrás do resultado e deixou a luta mais acirrada. Apesar disso, Luiz segurou o ímpeto do adversário e conquistou a vitória parcial. Na última etapa, o brasileiro soube administrar a vantagem e conseguiu confirmar a vitória por decisão dividida.

“Conseguimos uma vitória numa luta em que a gente precisava ter um round de forma unânime. Vencemos no primeiro, onde estrategicamente sabíamos que o adversário cadenciava muito. A gente imprimiu um ritmo maior e fizemos com que ele entrasse no nosso ritmo de combate. Administramos essa vantagem sem fazer faltas, pois sabíamos que ele iria jogar muitos golpes e tentar brigar um pouco mais”, o técnico Vladson Pereira.

Luiz Oliveira já sabe qual adversário vai enfrentar na próxima rodada do Pré-Olímpico Mundial de boxe. Por uma vaga nas oitavas, o brasileiro entra no ringue contra o israelense Vladislav Voroshilov, que teve bye na primeira rodada. A luta acontece na sexta-feira (8).

Wanderson de Oliveira derrotou o neozelandês Wendell Stanley por decisão unânime. O brasileiro levou a melhor no primeiro round por 4:1 e aumentou o volume de luta nos dois rounds seguintes, conectando bem a distância e trabalhando golpes em velocidade, o que lhe deu a vitória na opinião dos cinco árbitros.

Com a vitória, Shuga se garantiu na segunda rodada do Pré-Olímpico Mundial de boxe e, agora, enfrentará o vencedor do duelo entre o emiradense Husain Alkandari e o irlandês Aidan Walsh. A luta está prevista para acontecer na quinta-feira (07), pela manhã. O brasileiro precisa vencer mais três lutas para garantir sua vaga olímpica para Paris-2024.

Yuri Falcão venceu em estreia no Pré-Olímpico de Boxe – Alexandre Loureiro

Yuri Reis Falcão duelou contra o dominicano Alexy De La Cruz e saiu vencedor por decisão dividida, em 4:1. O capixaba de 21 anos tomou a iniciativa do combate e fez um primeiro round dominante, vencendo por 5:0. No segundo, ganhou por 3:2. Ele também ganhou o terceiro por 3:2 e, assim, saiu com o triunfo.

Garantido na segunda fase, Yuri enfrentará o jordaniano Obada Alkasbesh, que ficou de bye na primeira rodada. O duelo também acontecerá na quinta-feira, mas na parte da tarde. A categoria conta com 59 atletas e apenas quatro vão carimbar o passaporte para a capital francesa. Portanto, o brasileiro precisará vencer mais três lutas para se classificar.

Vale destacar que o Brasil já tem nove atletas classificados para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, com vagas obtidas através dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Além de Luiz Oliveira (57kg), Yuri Reis (63,5kg) e Wanderson Oliveira (71kg), o país conta com Viviane Pereira (75kg) no Pré-Olímpico Mundial.