Evolua no Jiu-Jitsu com as dicas da campeã Ana Schmidt

Ana Carolina Schmdit é campeã mundial - Foto: Vitor Freitas
Ana Carolina Schmdit é campeã mundial – Foto: Vitor Freitas

Para uma das principais estrelas do Jiu-Jitsu, 2019 será um ano difícil de esquecer.  Depois de ficar com a medalha de prata no Campeonato Brasileiro, Ana Schmitt deu a volta por cima ao conquistar seu segundo título mundial da IBJJF, como faixa-preta, em junho, na Califórnia. A atleta de Marcos Cunha foi campeã com maestria ao vencer três adversárias no Campeonato Mundial, incluindo Bianca Basílio na final.  Aos 29 anos, a lutadora revela quatro conceitos que, para ela, são importantes para qualquer praticante de Jiu-Jitsu, seja ele competidor ou não.

Leia, pratique e lembre-se: um dia será o seu dia.

Viva o momento

“O Jiu-Jitsu me ensinou que com dedicação e determinação você consegue chegar aonde quer. Aprecie a jornada e não só o resultado. Goste do dia a dia, aprenda com as coisas boas que acontecem. Fique feliz com sua evolução. Valorize seus dias bons e aprenda a tirar lições quando você treina mal ou tem dias ruins. Viva o presente. Esteja no aqui e agora o máximo que você conseguir, dentro ou fora do tatame. O meu objetivo é estar sempre vivendo o momento. Não estou pensando no ontem nem no amanhã, apenas vivendo o exato momento!”

Mentalize sua vitória 

“Para o Mundial, eu mentalizei minha vitória todos os dias! Coloquei na mente que eu iria vencer e que ninguém havia treinado mais que eu. Todos os dias eu mentalizada que eu já era a campeã e eu, realmente, me sentia assim! Minha irmã e meu cunhado foram para o Mundial comigo e fizeram as práticas de yoga e meditação antes da competição junto comigo e eu juro que eu nunca lutei tão calma na minha vida. Estava tão confiante que não importava o quão difícil era a categoria. A cada luta que passava eu sabia que iria vencer! Mentalizar sua vitória, seu dia, seus objetivos é muito importante. Minha parte mental estava muito forte no Mundial.”

Cuidado com o ego

“O Yago, meu namorado e faixa-preta de Jiu-Jitsu, me ensina até hoje a deixar o ego de lado! Isso é muito difícil, mas é completamente necessário para você evoluir. Isso o Yago pega muito no meu pé. Meu objetivo é esquecer que existe o ego, pois ele nos impede de evoluir.”

Acredite no processo 

“A evolução não tem segredo. Tudo é treino, dedicação, humildade e sabedoria. Seu corpo e sua mente é um conjunto de tudo. Acredite no processo”