Federação de Jiu-Jitsu realiza primeiro festival para atletas com Síndrome de Down

1º Jiu-Jitsu Down Festival será realizado no dia 23 de março na Arena Carioca 2 - Foto: Flashsport
1º Jiu-Jitsu Down Festival será realizado no dia 23 de março na Arena Carioca 2 – Foto: Flashsport

O dia internacional da Síndrome de Down é comemorado no dia 21 de março. E para celebrar essa data mais do que especial, a SJJSAF (Federação Sulamericana de Sport Jiu-Jitsu), em parceira com a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, irá realizar o 1º Jiu-Jitsu Down Festival, uma ação social que tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a inclusão das pessoas com Síndrome de Down. O festival será realizado no dia 23 de março, a partir das 10h, na Arena Carioca 2, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O evento, que é aberto ao público, é uma grande oportunidade, especialmente para as crianças, de interagir e receber todo o afeto desses atletas.

“Esse evento tem como objetivo inspirar toda pessoa com Síndrome de Down a conhecer e desfrutar os benefícios da prática do Jiu-Jitsu. Também é uma grande oportunidade para que alunos, pais e professores possam se inspirar com o poder de superação desses atletas. O esporte é para todos, sem distinção, e esse evento tem exatamente a função de inserir cada vez mais os atletas com down em nossa comunidade esportiva”, explicou Cleiber Maia, presidente da SJJSAF.

No festival, os atletas lutarão com artistas graduados e lutadores renomados no cenário mundial. Já estão confirmados nomes como o judoca medalhista olímpico Flávio Canto, o lutador do UFC Rogério Minotouro e o ator Raul Gazolla. Além das lutas, os atletas Down também irão ensinar técnicas de Jiu-Jitsu. A programação do festival conta ainda com jogos, brincadeiras, distribuição de brindes e um aulão inclusivo. O evento, que terá transmissão ao vivo pelas mídias sociais da federação, tem o apoio do SESC e da Operação Lei Seca.