Multicampeão em 2018, policial militar do Rio busca patrocínio para brilhar no Pan-Americano da IBJJF

0
85
Toledo é policial militar e instrutor de Jiu-Jitsu no projeto Geração UPP da Rocinha - Foto: Leonardo Fabri
Toledo é policial militar e instrutor de Jiu-Jitsu no projeto Geração UPP da Rocinha – Foto: Leonardo Fabri

Graduado faixa-marrom de Jiu-Jitsu no final do ano passado, o policial militar Francisco Toledo teve um 2018 espetacular dentro dos tatames. Ao todo, o professor do projeto social Geração UPP da Rocinha acumulou 20 medalhas, sendo 11 de ouro, 6 de prata e 3 de bronze, todas na faixa-roxa.

Para 2019 o plano é ainda mais ambicioso. Campeão carioca pela FJJD-Rio e BJJPRO pela IBJJF, do Campeonato das Forças de Segurança e da Copa do Corpo de Bombeiros do Rio, a meta agora é subir no pódio fora do país.

“Meu sonho é poder conquistar o Mundial de Masters da IBJJF em Las Vegas, onde estive ano passado, mas acabei perdendo por uma vantagem para o campeão da categoria. Prometi a mim mesmo voltar mais forte este ano e estou trabalhando para isso”, disse o aluno do professor Marcelo Theodoro, da Caveirinha BJJ Family.

Antes do mundial de masters, marcado para agosto, Toledo vai tentar o ouro no Pan da IBJJF, que acontece no dia 20 de março na Califórnia. Com chances de brilhar, ele está aberto para patrocínios. Basta procurá-lo no instagram @ftoledo3.

Entre a farda e o kimono

Policial militar há sete anos, Francisco Toledo se orgulha de ter a farda e o kimono como indumentárias. E suas conquistas vão além das medalhas. Instrutor do Geração UPP, ele repassa todo o seu conhecimento de Jiu-Jitsu e do dia a dia para crianças e jovens da comunidade da Rocinha, função que desenvolve com prazer. Segundo ele, cada aluno que melhora o comportamento é um título conquistado.

“Ser policial é uma profissão que eu amo tanto quanto treinar Jiu-Jitsu. O Geração UPP me deu a oportunidade de juntar as duas coisas, então para mim é muito bom. Depois que comecei no projeto, meus treinos renderam muito mais. É um trabalho muito gratificante, é praticamente um sonho. Posso passar um pouco do meu conhecimento e experiência de vida para crianças e jovens que não teriam acesso se não fosse através do projeto. Esse trabalho é essencial para o futuro dessa molecada. Vemos isso no dia a dia, no contato com os pais, na melhora de comportamento das crianças dentro e fora de suas casas. E não vamos parar por aí, o objetivo é sempre melhorar. E agradecendo sempre ao apoio incondicional do nosso comandante da UPP Rocinha, capitão M. Alves, e da LBV, que nos ajuda a todo tempo”, relata.

Francisco Toledo é um dos vencedores da promoção da LBV, Super Rádio Brasil, Prime Esportes, Boomboxe e Revista Tatame, que sorteou quimonos para quem ajudou na doação da campanha “Natal Permanente da LBV – Jesus, O Pão Nosso de Cada Dia”.