RESENHA PVT Especial: filha e biógrafo relembram a história do Mestre Tatu, o Pai da Luta-Livre

0
202

Quem se interessa por história marcial, vale assistir (no YouTube ou Spotify) o especial sobre o pai da Luta Livre Euclydes “Tatu” Hatem. Durante mais de duas horas o historiador Elton Silva e a filha de Tatu, Verônica Hatem, contaram a história do lutador contextualizando com outros personagens importantes dos anos 30, 40, 50 e 60. 

Em pauta: seu início com Manoel Rufino; a polêmica luta entre Rufino e Carlos Gracie; As diferenças entre a Luta Livre brasileira e o Catch americano; as 3 lutas com Takeo Yano; a finalização (mata-leão) sobre George Gracie; a amizade com Oswaldo Gracie; a influência de Tatu no primeiro campeonato brasileiro de Wrestling; a importância de Tatu nas principais linhagens da Luta Livre no Brasil; os treinos com Waldemar Santana e Medhi e as aulas no tatame do apartamento em Copacabana. 

Ao final da live Elton Silva ainda questionou o polêmico prefácio do livro de Rickson Gracie onde o cineasta José Padilha afirma que Mataemon Tanabe seria o verdadeiro “pai” do Jiu Jitsu Gracie.

https://youtu.be/m247IWpLfPg