Seleção brasileira de boxe vai ao Pan-Americano buscar vagas para as Olimpíadas de Paris

0
157
Seleção brasileira de boxe tem compromisso importante este mês - Divulgação/CBBoxe

Além de medalhas, as disputas do boxe nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, que têm início na próxima sexta-feira (20/10) e vão até o dia 5 de novembro, também valem vagas para as Olimpíadas de Paris, no ano que vem.

As categorias 57kg e 60kg, ambas no feminino, darão quatro vagas a Paris. As outras nove, duas vagas cada; ou seja, basta chegar à final para se credenciar para os próximos Jogos Olímpicos.

Seleção brasileira de boxe tem compromisso importante este mês – Divulgação/CBBoxe

“Os Jogos Pan-Americanos são um dos eventos mais duros que encontramos no boxe, porque conta com Estados Unidos com a equipe principal; Cuba, que é sempre referência do esporte; Brasil, com uma muita tradição; Colômbia, que é uma força na América do Sul; além dos tradicionais México e a Argentina e a República Dominicana, que também é muito forte na América Latina. É um evento muito duro para o Brasil”, reconhece Mateus Alves, head coach da seleção brasileira de boxe.

Isso significa que o nível de competição desta edição dos Jogos Pan-Americanos, que já é alto devido à tradição, será ainda maior. Entre os convocados da equipe brasileira, quatro conquistaram medalhas na última edição do Pan, em Lima-2019:

Beatriz Ferreira foi ouro; Jucielen Romeu e Keno Marley, prata; e Abner Teixeira, bronze. Naquela ocasião, o Brasil faturou seis medalhas, sendo um ouro, três pratas e dois bronzes, ficando em terceiro lugar no quadro de medalhas da modalidade.

Entre os 13 convocados, sete são medalhistas mundiais ou olímpicos: Bia Ferreira, Abner Teixeira, Caroline Almeida, Barbara Santos, Wanderson Oliveira, Wanderley Pereira e Keno Marley.

“Nunca deixei de acreditar nesses meninos e nessas meninas, na equipe técnica, na preparação, no foco, na responsabilidade e na categoria que eles têm. o Brasil está muito bem representado e nós vamos para cima com tudo. Eu vou torcer, gritar e fazer a minha parte como brasileiro, torcendo por aqueles que me representam”, exaltou Marcos Brito, presidente da Confederação Brasileira de Boxe.

Confira abaixo os convocados para representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023:

Feminino

Caroline Almeida – 50kg
Tatiane Chagas – 54kg
Jucielen Romeu – 57kg
Beatriz Ferreira – 60kg
Barbara Santos – 66kg
Viviane Pereira – 75kg

Masculino

Michael Douglas Trindade – 51kg
Luiz Oliveira – 57kg
Yuri Falcão – 63,5kg
Wanderson Oliveira – 71kg
Wanderley Pereira – 80kg
Keno Marley – 92kg
Abner Teixeira – +92kg