Treinador de Weili Zhang, brasileiro é peça fundamental na tentativa de tirar cinturão de Jessica Andrade

Brasileiro é um dos pilares da desafiante ao cinturão peso-palha do UFC - Foto: Arquivo Pessoal
Brasileiro é um dos pilares da desafiante ao cinturão peso-palha do UFC – Foto: Arquivo Pessoal

Marcado para este sábado em Shenzhen, o UFC China terá três treinadores brasileiros nos corners dos anfitriões. Um deles é o mineiro Pedro Jordão, faixa-preta de Erik Wanderley e Vinicius Draculino. Responsável por afiar o jogo de solo dos atletas da equipe Black Tiger Fight Club, o especialista em Jiu-Jitsu tem a missão de auxiliar Weili Zhang na tentativa de capturar o cinturão de Jéssica Andrade, que, se derrotada, seria a sétima brasileira superada pela chinesa.

“Ela é muito talentosa, treina demais. Sou da Gracie Barra BH, e lá cheio é talentos, como o Felipe Preguiça, o Rominho Barral… então sei quando a pessoa é diferente. Eu sempre soube que ela é diferente, ela foi melhorando o Jiu-Jitsu dela muito rapidamente e foi ganhando confiança no chão. Cada dia que passa ela fica mais dura no Jiu-jitsu, e isso por méritos dela”, elogiou o líder da Gracie Barra Beijing.

A evolução do destacada por Pedro Jordão reflete nos números de Zhang. Oriunda do Boxe Chinês, ela venceu 19 das 20 lutas disputadas profissionalmente, tendo perdido, por decisão, apenas em sua estreia, no final de 2013. De lá para cá, nove nocautes e sete finalizações a seu favor. Para o treinador, uma vitória no sábado contra a atual campeã pode representar uma evolução da luta no país.

“Se ela conseguir dar o melhor dela no sábado, a gente tem grandes chances de deixar esse cinturão na China. Vai ser uma coisa muito boa para a nossa comunidade de brasileiros que vivem de luta aqui. Cada dia um faixa-preta novo, um treinador novo de MMA vem para cá. O Jiu-Jitsu, assim como o MMA, está crescendo muito, os campeonatos estão enchendo. Para se ter uma ideia, levei as crianças da academia para competirem e os pais ficaram tão animados que a gente teve que criar uma equipe de competição só para crianças, e as academias estão lotadas.”

Além de Pedro Jordão, os faixas-pretas brasileiros Ruy Menezes e Marlon Sandro também estarão ao lado de lutadores chineses no UFC deste sábado. Enquanto Menezes, faixa-preta de Carlson Gracie e líder da China Top Team, instruirá Jingliang Li no combate contra Elizeu Capoeira; Sandro, faixa-preta de Dedé Pederneiras, estará no corner de Yanan Wu.

UFC China

Sábado, 31 de agosto de 2019

CARD PRINCIPAL (7h, horário de Brasília):

Peso-palha: Jéssica Bate-Estaca x Weili Zhang
Peso-meio-médio: Li Jingliang x Elizeu Capoeira
Peso-mosca: Mark de la Rosa x Kai Kara-France
Peso-pena: Zhenhong Lu x Movsar Evloev
Peso-mosca: Wu Yanan x Mizuki Inoue

CARD PRELIMINAR (4h, horário de Brasília):

Peso-meio-médio: Kenan Song x Derrick Krantz
Peso-médio: Anthony Hernandez x Jun Yong Park
Peso-galo: Andre Soukhamthath x Su Mudaerji
Peso-meio-pesado: Da Un Jung x Khadis Ibragimov
Peso-leve: Damir Ismagulov x Thiago Moisés
Peso-galo: Karol Rosa x Lara Procópio
Peso-galo: Batgerel Danaa x Heili Alateng