“Volta do Mundo – Bambas” leva capoeira a cartão postal do Rio, com premiação de 50 mil reais

0
238

No dia 22 de julho, às 17 horas, o Volta do Mundo – Bambas, maior competição de capoeira do Brasil, realizará uma edição num dos cartões postais mais icônicos do mundo: o Pão de Açúcar. O evento VMB 50k contará com 50 mil como premiação, com disputas de cinturões nas categorias feminina e masculina, jogos casados, desafio internacional e jogos entre atletas PCD.

Os jogos seguirão um formato de combate que visa a proporcionar maior clareza e compreensão para o espectador. As disputas por cinturão terão cinco apresentações: uma performance solo e quatro estilos de jogo tradicionais: Iúna, São Bento Grande de Angola, Angola e São Bento Grande da Regional. Já nas demais categorias, os atletas se enfrentarão em três apresentações: solo, Angola e São Bento Grande da Regional. Haverá sempre um descanso de 1 minuto entre cada apresentação.

As atrações principais da noite serão as disputas de cinturões. Erick Maia, vencedor do GP disputado em agosto de 2022 e atual detentor do título, enfrenta o desafiante Arthur Fiu, vencedor do GP de novembro. Já no feminino, Kitana e Bailarina disputarão o título interino devido à séria lesão no joelho da atual campeã mundial, Navalha, que precisou ser retirada do card. Diretor-técnico do VMB, Felipe Tropeço falou sobre a edição histórica.

“Este feito possibilitará a expansão da capoeira para espaços igualmente emblemáticos e proporcionará aos capoeiristas de todo o mundo uma experiência singular e memorável. A premiação ultrapassa os pagamentos feitos a alguns atletas do UFC, que muitas vezes lutam por bolsa inferior a 10 mil reais”, compara Tropeço.

“O objetivo sempre foi levar a capoeira para a prateleira mais alta no cenário das lutas de alta performance, reforçando no capoeirista em geral o prazer de praticar um esporte respeitado por todos e naqueles que se dedicam integralmente à modalidade o reconhecimento como atleta de alto rendimento por parte da comunidade esportiva. O MMA e o jiu-jitsu já viveram essa escalada, é a vez da capoeira”, comemora Saverio Scarpati, diretor-executivo.

VMB 50K
Sábado, 22 de julho de 2023
Parque do Bondinho do Pão de Açúcar, Rio de Janeiro

Disputa de cinturão masculina: Erick Maia x Arthur Fiu 
Disputa de cinturão interino feminino: Kitana x Bailarina 
Categoria Master: Mestre Calango x Mestre Topeira
Categoria PCD: Cacique x Ivan, Neco x Patoca 
Desafio Internacional: Magrela (Espanha) x Moica (Chile)
Categoria Ranqueados: Bem-te-vi x Miller 

Ingressos disponíveis em: www.voltadomundo.com

Transmissão ao vivo no Youtube do evento: https://youtube.com/live/RpdL-WfXWiE?feature=share