Waldemar Santana ganha filme; histórica luta contra Hélio Gracie completa 69 anos

0
560

Há 69 anos, Hélio Gracie e Waldemar Santana faziam a luta mais longa de todos os tempos: três horas e 45 minutos. E as histórias deste combate e da carreira do aluno que venceu o mestre estão prestes a serem contadas no cinema.

Segundo a filha da lenda, a jornalista Mara Santana, o projeto “Leopardo Negro”, de Camilo Cavalcanti e Emilio Domingos (A batalha do passinho, Black Rio Black Power), foi o primeiro colocado no edital de desenvolvimento da RioFilme.

Produzido pelo par Viviane Mendonça e Camilo Cavalcanti, o projeto promete jogar luz sobre a vida e carreira de um dos maiores lutadores da história do país, o único a derrotar Helio Gracie, patrono da maior família do jiu-jitsu mundial. Waldemar lutou por quase duas décadas com nomes como Carlson Gracie, Euclides Pereira, Ivan Gomes e até com o japonês Kimura. O projeto conta com a consultoria de Mara, que também está escrevendo um livro sobre o pai.

No vídeo abaixo, Marcelo Alonso relembra um pouco do combate nas regras do Vale Tudo, ocorrido dia 24 de maio de 1955, amplamente divulgado pela mídia na época.