Belfort, Antony, Paulão, dos Anjos: especialistas opinam sobre duelo Charles vs Makhachev no UFC 280

0
289

Neste sábado, a partir das 11hs da manhã (horário de Brasília), acontece em Abu Dhabi o aguardado UFC 280. O card é estrelado, mas a luta principal pelo cinturão dos leves entre Charles do Bronx e Islam Makhachev rouba as atenções dos fãs. O PVT ouviu especialistas, entre ex-lutadores, lutadores e treinadores, que colocaram Charles como favorito, mas alertaram para o perigo que o russo oferece.

Confira abaixo as opiniões (vídeos no final).

Charles vibra com difícil batida de peso (Foto: UFC)

CAIO BORRALHO (enfrenta o russo Makhmud Muradov no mesmo UFC 280)

“Muitos enfrentam russos e vão com medo de serem quedados. Charles vai precisar ter ímpeto, andar para frente e acertar golpes retos que façam o cara ter medo de entrar para quedar. Charles não tem medo de lutar no chão também. Acho que Makhachev não tem a menor chance”

VITOR BELFORT

“Charles é excelente striker, e tem excelente jiu-jitsu. É um fenômeno! Charles joga fechado, os golpes são precisos, vai buscar luta, mas não buscar o nocaute, tem que deixar o nocaute chegar. Acho melhor evitar o chão, porque Makhachev pode ficar lá pontuando. Trabalhar joelhadas, body shots, chutes, nisso ele é bom. Tem tudo para sair campeão, não passa de três rounds”

LEANDRINHO VIEIRA (ex-treinador de jiu-jitsu de Makhachev)

“Khabib mostrou a receita. Se você pegar lutas dele contra atletas de ponta no jiu-jitsu, vai ver que ele administrou bem e não se colocou em situações de perigo. Makhachev também tem esse controle, vai saber quando é o momento de amassar e não vai se expor, principalmente com um cara tão perigoso quanto Charles”

MICHEL PEREIRA (lutador do UFC)

“Charles é perigoso demais no chão, o moço parece uma cobra, quando você vê, ele já pegou. É ninja demais, ‘tá’ doido!”

MARINA RODRIGUEZ (lutadora do UFC)

“Charles está muito confiante em todos aspectos que impõe no jogo. Acredito que vai conseguir segurar o jogo de grappling do russo, vai fazer o jogo que vem fazendo. Sabe o momento de colocar a mão, mesmo quando leva golpes. Vai ser uma luta demorada, mas ainda não vai ser dessa vez que vão destronar Charles, e vai demorar para acontecer”

ALAN FINFOU (treinador de jiu-jitsu de Khamzat Chimaev)

“Se eu fosse apostar, certamente seria no Charles. Ele não deve inventar, é fazer o que vem fazendo. Acredito que pode finalizar qualquer um na categoria, não vejo ninguém que pode surpreender no chão. Makhachev nunca enfrentou alguém como Charles, mas foi nocauteado pelo Adriano Martins. Consigo ver Charles finalizando, pegando as costas ou com guilhotina. Ou até nocauteando mesmo. Sei que o cinturão continuará no Brasil”

RAFAEL DOS ANJOS (lutador do UFC)

“Acho que Charles só perderia para Makhachev, ou mesmo para Khabib, no quesito força, porque provavelmente eles são mais fortes. Numa luta em pé, Charles leva vantagem, mas se tomar uma mão dura, um knockdown, o cara vai entrar na guarda dele, e seria perigoso. Makhachev vai ser um adversário mais duro que os outros, até porque ele não vai correr do chão como os outros. Vejo Charles como favorito”

MARCOS PARRUMPINHA (treinador da ATT)

“Charles tem o melhor jiu-jitsu do UFC atualmente. Mas o vejo passando perrengue com Islam. A maioria do que lutam contra Charles ficam como medo de ir para o chão, mas o Islam não vai ter medo, inclusive ele mesmo deve botar para baixo. Deve tentar segurar as mãos na algema, vai fazer ground and pound. Islam é bom de chão e tem gás excelente. Mas Charles sempre tira um coelho da cartola”

VINICIO ANTONY (treinador de karate)

“Não sei como Charles é azarão para essa luta. De um tempo pra cá, Charles se tornou outro ser humano. Anda para frente, caça os oponentes, se tomar knockdown levanta e vai pra dentro. Virou um caçador, nunca é vítima. Mesmo quando está apanhando, defende com o cotovelo, no chão tenta finalizar. A melhor estratégia para o Makhachev é colocar para baixo, mesmo assim é difícil pelo jiu-jitsu agressivo do Charles”

FLAVIO ALVARO (treinador da Fight Nerds)

“Charles feliz não perde para ninguém. Makhachev vai ser saco de pancada, vai apanhar igual mala velha”

“ALI REZA NOEI (treinador de wrestling de Charles):

“Charles vai finalizar no 3º round ou vai ganhar por decisão”

PAULÃO FILHO 

“Charles é completo. Troca bem, é soberano no chão. Vai ser um confronto de inteligência. Makhachev tem uma inteligência montada, não sabemos qual. Acho que Makhachev não vai querer lutar no chão, vai bater e sair. É a chance dele vencer”

UFC 280
Sábado, 22 de outubro de 2022
Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos (EAU)

CARD PRINCIPAL (15hs, horário de Brasília):
Cinturão peso leve: Charles do Bronx vs Islam Makhachev
Cinturão peso galo: Aljamain Sterling vs TJ Dillashaw
Petr Yan vs Sean O’Malley
Beneil Dariush vs Mateusz Gamrot
Katlyn Chookagian vs Manon Fiorot

CARD PRELIMINAR (11hs, horário de Brasília):
Belal Muhammad vs Sean Brady
Makhmud Muradov vs Caio Borralho
Volkan Oezdemir vs Nikita Krylov
*Zubaira Tukhugov vs Lucas Almeida (luta caiu, pois Tukhugov não bateu o peso)
Magomed Mustafaev vs Yamato Nishikawa
Abubakar Nurmagomedov vs Gadzhi Omargadzhiev
Armen Petrosyan vs AJ Dobson
Muhammad Mokaev vs Malcolm Gordon
Karol Rosa vs Lina Lansberg