Do quartinho de casa para uma área de 50m de tatame: Nação Kids inaugura novo dojô

Irmãos fazem parte do projeto fundado pelos pais - Foto: arquivo pessoal
Irmãos fazem parte do projeto fundado pelos pais – Foto: arquivo pessoal

A família Simões ficou conhecida após vender bala nos sinais para arrecadar dinheiro para que Enzo, 9 anos, e Rhuan, 14, viajassem à Califórnia, EUA, para competirem em torneios de Jiu-Jitsu no início deste ano. As campanhas tanto de arrecadação quanto esportiva, foram um sucesso e os irmãos voltaram ao Brasil com 10 medalhas e uma espada (equivalente a um troféu) do tradicional evento NAGA (Associação Norte-americana de Luta Agarrada).

Pais dos campeões, o vigilante patrimonial Rafael Simões e a dona de casa Adriana Simões não medem esforços para apoiarem o desenvolvimento dos filhos no Jiu-Jitsu, tanto que há um ano abriram mão do próprio quarto para, com três placas de tatames, montarem um dojô para que os garotos pudessem ter onde reforçar os treinos. Surgia o Nação Kids, projeto social que hoje atende mais de 40 alunos do bairro Maria Paula, em Niterói, e tem como padrinho a lenda Rodrigo Minotauro.

“Surgiu a ideia de chamar mais algumas crianças para movimentar o treino. A intenção nunca foi montar um projeto, tanto que, quando a gente começou, não tinha nem nome. Mas foi acontecendo. Começou com três amiguinhos, foi crescendo, mudamos para uma casa maior, ganhamos mais alguns tatames, mais crianças da comunidade foram aparecendo querendo treinar e não parou mais”, explicou o faixa-roxa Rafael Simões. As aulas são lideradas pelo faixa-preta Jhone Soares, do Jiu-Jitsu For Life.

O que era um quartinho improvisado, no próximo sábado, vai virar uma sala com 50m de tatame, doados pelo UFC Social. O upgrade ainda contou com ajuda dos parceiros Legião da Boa Vontade, Super Rádio Brasil e Prime Esportes, que há mais de 10 anos modernizam espaços voltados para projetos de artes marciais. Além das placas de tatame e protetores de parede, também foram entregues, nesta semana, novos kimonos para os alunos da equipe.

Próxima missão: Irlanda

O próximo grande evento que as feras do Nação Kids pretendem participar é o Campeonato Europeu Kids, marcado para novembro, em Dublin, na Irlanda. Campeão em San Diego, nos EUA, Rhuan Rafael Simões quer repetir o feito em solo europeu.

“Meu sonho hoje é conquistar o título de campeão europeu kids na Irlanda”, afirmou o faixa-laranja, com incentivo do pai. “Se tiver que vender bala na rua de novo, a gente vai vender”, garante Rafael Simões.