Historiador resgata primórdios sobre Jiu-Jitsu Gracie e Fadda, Luta-Livre e Vale Tudo no Brasil

https://www.youtube.com/watch?v=jGC1-C3G8S0

O RESENHA PVT dessa quinta-feira foi uma verdadeira aula sobre a História das artes marciais no Brasil. Autor do Livro “Muito Antes do MMA – O Legado dos Precursores do Vale Tudo no brasil e no Mundo”, ao lado de Eduardo Corrêa, Elton Silva contou importantes detalhes sobre os primeiros registros de lutas no país, entre o final do século XIX e o início do século XX.

Entre elas, correções históricas, como a chegada do Jiu-Jitsu no Rio de Janeiro antes mesmo da família Gracie e o verdadeiro ano da fundação da primeira academia dos irmãos Carlos e Hélio. Além disso, o historiador também relembrou os outros discípulos de Conde Koma no Brasil, que foram esquecidos com o passar do tempo.

E mais: quem foi o pai da Luta-Livre Esportiva brasileira; o Jiu-Jitsu da família Fadda e o histórico confronto com os Gracie, embora não houvesse rusgas entre eles; eventos de luta agarrada no melhor estilo ADCC já no início do século XX; e a relação entre Capoeira e Jiu-Jitsu que ajudou no desenvolvimento das duas modalidades.

Duelos históricos e pouco conhecidos do grande público também foram revelados: Carlos Gracie x Manuel Rufino, que terminou em polêmica; Euclydes Tatu, considerado o pai da Luta-Livre, e George Gracie; e os dois combates entre Valdemar Santana e o algoz de Hélio Gracie Masahiko Kimura, um nas regras do Jiu-Jitsu e outro, nas do Vale Tudo.

O bate-papo na íntegra pode ser assistido no vídeo no início desta nota. O livro pode ser adquirido, por R$ 29,90, na Amazon, através do seguinte link: https://www.amazon.com.br/MUITO-ANTES-MMA-precursores-formadoras-ebook/dp/B084T7K2V9 . O RESENHA PVT volta na próxima terça-feira, dia 4 de março, com a presença de Paulão Filho. Para participar, se inscreva no canal do PVT no Youtube e ative o sininho de notificação.