Marcio de Deus destaca crescimento de Gabi Pessanha e projeta ano dourado para sua equipe

Marcio de Deus é faixa-preta da Infight, professor de Jiu-Jitsu e árbitro pela IBJJF - Foto: FlashSport
Marcio de Deus é faixa-preta da Infight, professor de Jiu-Jitsu e árbitro pela IBJJF – Foto: FlashSport

Competidor desde novo, Marcio de Deus já mostrava vocação para ensinar, visto a sua didática enquanto ministrava aulas, ainda na faixa-roxa. Há 10 anos, na popular “CDD”, o lutador, com o intuito de promover mais oportunidade para as crianças e jovens da comunidade, criou um projeto social na Team Marcio de Deus, mais conhecida pela sigla TMD House.

Nos dias atuais, Marcio abre caminho para seus alunos mais antigos nos Estados Unidos, como Luciano Alex e Victor Lima, dois de seus atletas faixas-pretas. Marcio ainda é um descobridor de jovens promessas, que é o caso da de  Gabrielle Pessanha, faixa-marrom de 18 anos que vem fazendo barulho desde a última temporada. No último fim de semana em Abu Dhabi, Emirados Árabes, por exemplo, ela conquistou o Grand Slam  ao vencer a faixa-preta Nathiely de Jesus (Unity/Rodrigo Pinheiro) na final da categoria 90kg.

“Acredito muito na lei da semeadura, tudo que plantamos, vamos colher. Analiso o time em plena evolução em todos os sentidos, porque todos os dias, sem exceção, busco a evolução deles. Crescemos sim, mas desejo mais!”, reflete o professor, antes de comentar sobre a rotina de treinos e os próximos planos.

“Bem, primeiro eu trabalho com amor, literalmente, não é uma utopia. Eu amo meus alunos e trabalho com amor, procuro ensinar tudo que tenho aprendido no decorrer desses anos e passar toda experiência adquirida com as viagens e inúmeros campeonatos. Tenho um planejamento de aula que criei e treinamos o básico do Jiu-Jitsu todos os dias. São drills e específicos. Tudo que é novidade treinamos. Eu, hoje, trabalho como árbitro nos principais eventos do mundo e vejo muita coisa, gravo, anoto, peço para me ensinarem e levo tudo para academia. Mas o principal sem dúvidas é trabalhar a mentalidade deles. Sou um motivador, estudo muito sobre isso. Projetar meus alunos para fora do país é a meta. Quero que eles vivam melhor e com dignidade”.

Para janeiro, Marcio está com o planejamento pronto para levar seus alunos ao Europeu da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF), em Odivelas, Portugal.

“O ritmo está intenso, sem férias. Têm treinos todos os dias. Sou muito chato, chato mesmo, cobro muito, e trago palavras de fé e motivação diariamente. Também estou vendo vídeos dos adversários, sempre faço isso”, revela Marcio, que deve levar mais de seis alunos.

O crescimento do Jiu-Jitsu feminino reflete bastante na academia de Marcio, que hoje atende diversas meninas. Sua atleta de maior destaque é Gabriel Pessanha, atual campeã mundial peso e absoluto da IBJJF.

“Vejo a Gabi a melhor de todos os tempos em processo. Ela quer isso! Eu converso com ela sobre isso e a hora está chegando, ela está pronta! Esse ano ela luta o Mundial de faixa-marrom e creio no duplo ouro. Gabi treina muito! É frenética no treino, insana. Esse ano ela se estabelece no mundo do Jiu-Jitsu, mas é em 2020 que ela será a rainha de tudo, para glória de Deus”, projeta Marcio.