Renato Babalu se compromete a doar cérebro para estudos de encefalopatia traumática crônica

Rose Gracie e Babalu estiveram juntos nessa quinta-feira - Foto: Reprodução/Instagram
Rose Gracie e Babalu estiveram juntos nessa quinta-feira – Foto: Reprodução/Instagram

Em sua participação no RESENHA PVT há duas semanas, Renato Babalu, hoje com 43 anos, revelou que convive com alguns sintomas da encefalopatia traumática crônica (ETC), ou “demência pugilística”, como é conhecida popularmente a doença neurodegenerativa progressiva.

Nessa quinta-feira, o ex-lutador recebeu a visita de Rose Gracie. Filha de Rorion Gracie, ela milita no estudo da doença junto a universidades renomadas dos EUA, Canadá e Brasil. Um de seus desafios é conseguir que atletas se comprometam a doar seus cérebros, já que o diagnóstico só pode ser feito a partir de cadáveres.

Em um post no Instagram, Rose Gracie contou como foi o encontro com Babalu, que, assim como Wanderlei Silva, se comprometeu a doar o cérebro para estudos.

“Hoje foi um dia doce mas ao mesmo tempo amargo. Lidar com a concussão, a tristeza e a devastação que ela traz para todas as famílias que encontro diariamente é difícil, mas é sempre mais difícil quando as pessoas mais próximas a mim compartilham suas histórias. Hoje chorei, fiquei triste, mas ao mesmo tempo fui inspirada por esse ser humano que eu sempre admirei, porque ele se posicionou para doar seu cérebro a uma causa maior, para ajudar a encontrar soluções para essa doença debilitante. Estou muito orgulhosa de ter esse irmão de vida participando e aprendendo e educando a si mesmo e a todos ao redor sobre as causas e efeitos do #CTE. Eu tive a oportunidade de sentar com a esposa dele também e me vi nela e foi tudo muito emocionante. Uma coisa é certa … é por causa de pessoas como o #babalu, que têm o bem geral em seu coração, que esperamos poder encontrar uma maneira de parar e eventualmente curar isso. Obrigada por participar no #graciechallenge hoje, doando o seu cérebro para a @concussionfoundation e ajudando-nos a tornar esta missão em uma realidade”, agradeceu a Gracie.

Veja abaixo como foi a RESENHA PVT com Renato Babalu:

https://youtu.be/1QNluCXFgfA